O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica) e a Comissão Especial do Processo de Escolha dos Novos Conselheiros Tutelares de Fortaleza realizaram, neste sábado (7), na Academia do Professor, a recontagem de votos para o processo de escolha dos novos conselheiros tutelares da Capital.
Apesar do incremento significativo no número de votos de diversos candidatos, apenas um candidato previamente eleito, Wemerson Oliveira, saiu das vagas titulares. Com as alterações, um dos suplentes se tornou titular: Luciano Lima, que havia ficado em 61º lugar e, com a recontagem, ocupou a 57ª vaga.
Assim como no domingo passado, foram eleitos 120 conselheiros, sendo 60 deles para vagas titulares e 60 suplentes. A homologação sairá na próxima segunda-feira (9). Os 60 conselheiros mais votados devem assumir seus cargos em 10 de janeiro de 2024.
A recontagem de votos, inicialmente prevista para começar às 9h, começou por volta das 9h33, e foi transmitida ao vivo pelo perfil do Instagram do Comdica. Na ocasião, foi feita a leitura em tempo real dos boletins das 474 urnas eletrônicas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral para a votação por meio da plataforma IntegraVoto, idealizada e cedida pelo Ministério Público do Estado de Tocantins (MPTO).