O senador cearense Cid Gomes (PDT) vai integrar os trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do dia 8 de janeiro. Além do pedetista, estão confirmados o deputado federal André Fernandes (PL) e os senadores Eduardo Girão (Novo) e Augusta Brito (PT), esta na suplência.
O colegiado tem como objetivo investigar as invasões e depredações de prédios públicos ocorridas no dia 8 de janeiro, a chamada CPMI dos Atos Golpistas. Na ocasião, as sedes do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto foram invadidas por vândalos apoiadores do ex-presidente Bolsonaro, inconformados com o resultado da eleição presidencial.
CPMI do 8 de janeiro
A CPMI é formada por 16 deputados e 16 senadores titulares. A duração inicial dos trabalhos da Comissão será de seis meses. No fim do mês de abril, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou que o governo apoiará os trabalhos do colegiado.
A decisão do governo ocorreu após a divulgação, pela imprensa, de imagens que mostraram o general Gonçalves Dias, então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, e outros funcionários da pasta, no interior do Palácio do Planalto, interagindo com os vândalos, no dia da invasão. O general Dias pediu demissão do cargo na sequência, que foi aceita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
INFORMAÇÕES DO GCMAIS