A Defesa Civil de Fortaleza realiza, de 16 a 22 de outubro, a Semana Municipal de Prevenção e Redução de Desastres. Voltada aos colaboradores do órgão que atuam diretamente em casos de desastres como alagamentos e desabamentos, entre outros, a ação tem o objetivo de atualizar e capacitar estes profissionais em assuntos do seu dia-a-dia de trabalho.
A abertura será na segunda-feira (16/10), a partir das 15h, no Auditório da Sesec, e contará com a palestra do coordenador da Defesa Civil de Fortaleza, Heraldo Pacheco, que abordará o trabalho do órgão no desenvolvimento de uma Fortaleza mais resiliente. Em seguida, haverá a entrega da Medalha da Defesa Civil.
A programação inclui, ainda, uma roda de conversa sobre evacuação em caso de incêndio, na terça-feira (17/10), além de uma oficina sobre coleta seletiva, na sexta-feira (20/10), ambas voltadas para alunos da rede municipal.
Já na manhã da quarta-feira (18/10), serão realizadas duas palestras: Capacitação em Análise e Percepção de Risco Estrutural nas DCs; e Percepção e Análise de Risco Geológico – Serviço Geológico do Brasil/CPRM.
Na sequência, na manhã da quinta-feira (19/10), será a vez dos estudantes participarem de uma aula de campo sobre reciclagem, na unidade do Emaús, no Vila Velha.
Passeio ciclístico
O encerramento acontecerá no domingo (22/10), com a realização de passeio ciclístico, a partir das 6h, na Cidade da Criança, no Centro de Fortaleza.
Com saída marcada para as 7h, os ciclistas seguem em direção ao Parque Bisão, onde haverá um ponto de apoio. Em seguida, voltarão ao local de partida, num percurso total de 16 km.
Os inscritos contarão com aluguel de bicicletas – reservas com pagamento antecipado através do (85) 99854.1996 – e distribuição de água, além de caminhão de apoio e ambulância.
Para participar, é preciso levar dois quilos de alimentos não-perecíveis que serão trocados por um kit contendo camiseta e boné. A entrega acontecerá na sexta-feira, das 8h às 17h, e no sábado, das 8h ao meio-dia, na Cidade da Criança.
Na ocasião, quem quiser também poderá doar roupas e calçados para crianças e adultos, que serão usados nas ações da Defesa Civil de Fortaleza junto às famílias socialmente vulneráveis.