Grandes filas, horas de espera, burocracia e desorganização. Era a reclamação feita por estudantes que enfrentaram diversos transtornos, nesta segunda-feira (6), para fazer o desbloqueio da carteira de estudante referente a 2023 na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Os jovens afirmaram que já esperavam há cerca de quatro horas pelo atendimento.
A validade do documento, que havia terminado no último dia 1º, foi prorrogada até o próximo dia 17 de maio. No entanto, os estudantes precisam comparecer à sede da Etufor para realizar o desbloqueio e torná-la válida até o dia 17. Na última sexta-feira, foram desbloqueados 447 documentos e, nesta segunda-feira, foram 1043 pedidos de desbloqueio.
A prorrogação da validade foi determinada pelo prefeito José Sarto na última quinta-feira (2), e é voltada apenas aos alunos que possuem matrícula ativa em alguma instituição em 2024, e já fizeram a solicitação da nova carteirinha.
A Etufor informou que os alunos que ainda não solicitaram o novo documento, podem fazê-lo pela internet ou presencial em diversos postos de atendimento da cidade, mas é necessário fazer agendamento prévio. A solicitação pode ser feita durante todo o ano. O órgão, porém, não comentou sobre as filas e horas de espera desta segunda.
Nesta segunda-feira, no entanto, centenas de estudantes foram à sede do órgão para fazer o desbloqueio, acreditando que seria um serviço rápido, mas encontraram filas e horas de espera. Cerca de mil senhas foram distribuídas, exclusivamente para o desbloqueio, até a tarde desta segunda-feira. Além disso, Etufor também segue realizando a entrega do documento de 2024 aos alunos titulares.
A universitária Myrella Marques, 26 anos, conseguiu o desbloqueio após horas de espera. Ela chegou na sede da Etufor por volta de 10h40, e aguardou cerca de três horas pelo desbloqueio. “Já na entrada você recebe uma senha e é direcionado para fila do que quer resolver. Então, teoricamente, era para ser uma coisa muito rápida”, disse Myrella.