Siga-nos

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Fortaleza

Dia D de multivacinação leva famílias aos postos para atualizar a caderneta de vacinação

Sábado (07/10) foi o dia para crianças e adolescentes atualizarem o cartão de vacinação em todos os postos de saúde de Fortaleza. O Dia D de Multivacinação ofertou, das 8h às 16h30, as vacinas que compõem o Calendário Nacional, garantindo a imunização de crianças e adolescentes de zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias.

O Dia D representa um passo importante na prevenção do retorno de doenças já erradicadas no País. A ação é uma oportunidade para garantir a proteção contra uma variedade de doenças preveníveis através da imunização, como sarampo, rubéola, poliomielite e outras.

Ana Kelly Biagi é moradora do bairro Mucuripe e levou seu filho Eduardo, de 4 anos, para colocar as vacinas em dia no Posto Flávio Marcílio. Ela entende a importância da vacina para a proteção contra várias doenças, ensinamento que aprendeu com a sua mãe e que agora mantém com seu filho.

“Eu tenho 38 anos e desde a minha infância eu venho nesse posto. Eu cresci tomando todas as vacinas, tomando a gotinha, então é muito importante que meu filho também se vacine. Naquele tempo dos anos 80, a gente vinha pra tomar vacina e eu nunca tive nenhuma dessas doenças da época”, conta ela.

A ação do Dia D é uma das várias estratégias do município que buscam ampliar a cobertura vacinal. Os Agentes Comunitários de Saúde, por exemplo, realizam busca ativa através de ligações telefônicas e visitas domiciliares para conscientizar as famílias sobre a importância da imunização. Além disso, a SMS reforçou neste período as ações de atualização vacinal de estudantes do ensino infantil, fundamental e médio da rede de ensino municipal.

Com isso, Fortaleza tem melhorado seus índices de proteção vacinal de crianças, que estavam baixos desde a pandemia. No entanto, cerca de 8,2 mil crianças com idade entre 0 e 2 anos possuem uma ou mais vacinas em atraso na cidade. A média da cobertura das vacinas infantis está em 74%, número abaixo da meta determinada pelo Ministério da Saúde, de 95%.

“Os vírus continuam circulando e trazem risco para nossa população, principalmente crianças, e isso significa que não estão protegidas. Nós precisamos resgatar essas crianças para garantir que a nossa população infantil esteja toda protegida”, explica Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da SMS.

Hillary Alves, de 7 anos, se vacinou neste sábado, hábito que, segundo ela, é frequente: “A vacina serve para a gente não ficar doente, então a gente tem que vir se vacinar sempre”, diz. Sua mãe, Rosa Alves, conta que mesmo buscando sempre atualizar a caderneta das crianças, ainda aproveita os dias de campanha para verificar se há alguma ausência no cartão.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

ANÁLISE POLÍTICA

A vereadora Estrela Barros (Rede) tem enfrentado críticas depois dos discursos realizados na Câmara de Vereadores de Fortaleza.  Logo que deixou a base do...

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Grande Pirambu

A lotérica Casa da Sorte anunciou que vai mudar de endereço a partir do dia 14/01. Após quase 10 anos de operação no bairro...

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR CONTATO 85 99631-2719