Siga-nos

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Estado do Ceará

Espaços culturais do Governo do Ceará recebem a 24ª Semana Nacional de Museus


De 18 a 24 de maio, diversas regiões do estado recebem exposições, oficinas, encontros formativos, rodas de conversa, visitas mediadas e ações educativas

É momento de viver e construir um dos mais importantes eventos da Cultura brasileira. A 24ª Semana Nacional de Museus acontece de 18 a 24 de maio e os equipamentos culturais mantidos pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), recebem o público com uma rica programação de oficinas, visitas mediadas, exposições, vivências culturais, seminários e ações educativas que contemplam diferentes faixas etárias e interesses

A abertura oficial da 24ª Semana Nacional de Museus no Ceará acontece dia 19 de maio, às 15h, no auditório da Pinacoteca do Ceará. O encontro marca o início das atividades da Semana que reúne gestores de museus, profissionais da área, pesquisadores, estudantes e público interessado.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A conferência de abertura será ministrada pela vice-presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil), Luciana Menezes de Carvalho, e conta com mediação de Mariza Mariano. Na oportunidade, também acontece palestra sobre políticas culturais e museus com Elaine Santana do Ó e uma apresentação dos destaques da programação que ocupará a Rede Pública Estadual de Equipamentos Culturais do Ceará (RECE).

No Ceará, a Semana Nacional de Museus envolve diversos equipamentos culturais, como a Pinacoteca do Ceará, o Museu Ferroviário Estação João Felipe, o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE), o Sobrado Dr. José Lourenço, a Casa de Antônio Conselheiro, o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará.

Com atividades distribuídas entre capital e interior, a iniciativa reafirma o papel dos museus como espaços de encontro, reflexão e construção coletiva, fortalecendo o acesso à cultura e a valorização das identidades e memórias. Grande parte das atividades é gratuita, com acesso mediante inscrição prévia ou por ordem de chegada, conforme a capacidade dos espaços.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A Semana Nacional de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e celebra o Dia Internacional dos Museus (18/05). Com o tema “Museus: Unindo um Mundo Dividido”, a edição de 2026 debate o papel dos museus como agentes ativos na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

No Ceará, a 24ª Semana Nacional de Museus começa na segunda-feira (18/05), pela manhã, com uma atividade virtual do Museu Ferroviário Estação João Felipe: o lançamento do Edital nº 11/2026 do Curso Básico de Educação Museal. À tarde, às 16h, o Sobrado Dr. José Lourenço recebe a ação educativa “Amarelinha do Patrimônio”, com a turma do Projeto Atleta Cidadão.

Na terça-feira (19/05), às 9h, o Sobrado Dr. José Lourenço promove a atividade “Patrimônio Cultural: como fortalecemos nossas comunidades?”, com alunos da EEEP Paulo Petrola. À tarde, das 15h às 17h, acontece a abertura oficial da Semana, no auditório da Pinacoteca, em formato híbrido.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Também na terça, às 16h, a Casa de Saberes Cego Aderaldo realiza uma vivência com o Mestre Joaquim Roseno sobre a Dança de São Gonçalo, em Quixadá. Na quarta-feira (20/05), pela manhã (8h às 12h), a Casa de Antônio Conselheiro recebe visitas às exposições “Percepções de Canudos” e “Práticas de Não Conformidade”.

À tarde, a Pinacoteca oferece as ações “Pouso do Trabalhador – Desacelerando o Corpo” (12h30 às 13h30) e “Yoga ao Pôr do Sol” (17h às 18h). O Museu da Cultura Cearense (CDMAC) realiza atividade sobre uso do software Tainacan. No Sobrado Dr. José Lourenço é vez de “O negro nos museus cearenses” (14h às 16h). O MIS Ceará oferece a oficina “Mais que 300: Introdução ao Inventário Participativo” (14h às 17h).

À noite, das 19h às 20h30, o Museu Ferroviário realiza o percurso “Memória de lugares, lugares de memória”, em Quixeramobim.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Na quinta-feira (21/05), pela manhã, continuam as visitas na Casa de Antônio Conselheiro (8h às 12h). Também acontece o Seminário Quilombolas & Caldeirão, no CDMAC, com credenciamento às 8h, falas institucionais e debates sobre políticas públicas e direitos quilombolas. No Sobrado Dr. José Lourenço, às 9h30, há ações educativas e visita à exposição “Torém: Tear dos Encantados”.

À tarde, seguem as visitas (14h às 18h), o seminário no CDMAC e, na Pinacoteca do Ceará, ocorre a visita temática “Existências e ausências: o que quer um acervo?” (16h às 17h). Também há oficinas do seminário e a ação “Cristo Redentor: patrimônio, memória e território” no Sobrado.

Na sexta-feira (22/05), pela manhã (9h às 12h), continua o seminário no CDMAC, com debates sobre memória e saberes quilombolas. A Casa de Antônio Conselheiro segue aberta para visitas (8h às 18h). À tarde, continuam as atividades, incluindo oficina no CDMAC, ações no MIS Ceará (16h às 19h) e atividades no Sobrado Dr. José Lourenço.

Advertisement. Scroll to continue reading.

No sábado (23/05), pela manhã, há visitas na Casa de Antônio Conselheiro (8h às 12h). À tarde, o Mercado AlimentaCE realiza a oficina “Cocada Tradicional – Saberes Ancestrais” (14h às 16h). O Museu Ferroviário sedia mesa-redonda sobre museus históricos (15h às 17h) e o MIS Ceará entrega a oficina “Costurando Vivências” (15h às 18h). Às 17h, o Sobrado Dr. José Lourenço abre a exposição “A Fortaleza de Dentro”.

No domingo (24/05), na Pinacoteca, acontece a atividade infantil “Ateliê Criança Cria – Modelando com Massinha” (10h30 às 11h30 e 15h às 16h). No Museu Ferroviário, das 11h às 12h30, ocorre a visita mediada “Trechos: Artes entre linhas”, seguida de oficina de pintura inspirada em artistas como Monet, Hopper e Tarsila do Amaral.

24ª Semana Nacional de Museus – Ceará

Advertisement. Scroll to continue reading.

Museus e equipamentos culturais em Fortaleza e interior do estado

A programação inclui oficinas, visitas mediadas, exposições, vivências, seminários e ações educativas para diferentes públicos.

Abertura oficial da programação estadual

Advertisement. Scroll to continue reading.

15h às 17h

Auditório da Pinacoteca do Ceará

Conferência de abertura com Luciana Menezes de Carvalho (vice-presidente do ICOM Brasil)

Advertisement. Scroll to continue reading.

Participação de gestores, profissionais da cultura, pesquisadores, estudantes e público em geral

Acesso gratuito

(sujeito à capacidade dos espaços e/ou inscrições prévias)

Advertisement. Scroll to continue reading.

@secultceara

Fonte da matéria

Advertisement. Scroll to continue reading.

Em alta

Fortaleza

Gestores de mais de 190 cidades estão em Fortaleza, cidade sede do evento, para discutir segurança cidadã. Fórum começou nesta terça-feira (26/09), e segue...

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Estado do Ceará

Mais de 18 mil novas famílias passam a ser beneficiárias do cartão Ceará Sem Fome, a partir deste mês. A atualização anual de beneficiários...

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR