O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) sinalizou apoio ao pré-candidato do PL no Ceará ao Senado, o deputado estadual Alcides Fernandes (PL), na manhã desta terça-feira (6), durante café da manhã com parlamentares de oposição na Assembleia Legislativa do Ceará. O encontro acontece no gabinete do deputado Cláudio Pinho (PDT).
Apontado como pré-candidato ao Senado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Alcides foi recepcionado pelos colegas já com a alcunha de “senador”. Ao ser apresentado a Ciro, mencionou que era a primeira vez que ele ficava cara a cara com o ex-governador.
Em resposta, Ciro afirmou: “Espero votar em você para senador”. A fala foi acompanhada de risos dos presentes na sala.
Na sequência, os deputados se apressaram para tirar uma foto em conjunto com Ciro e afirmaram: “Essa foto aqui pode mudar o Ceará”. Estão na reunião Cláudio Pinho, Sargento Reginauro (União), Dra. Silvana (PL), Queiroz Filho (PDT), Lucinildo Frota (PDT), Antônio Henrique (PDT) e Felipe Mota (União).
Antes do início da reunião, o clima era ameno entre Ciro e os deputados estaduais, alguns que eram ferrenhos críticos aos “Ferreira Gomes”. Entre os temas discutidos, os problemas da segurança pública no Ceará, críticas à PEC da Segurança, além de comentários sobre diferenças e semelhanças da Alece de agora e do período em que Ciro Gomes foi deputado estadual.
Montagem de chapa ‘simples’
Em coletiva de imprensa após a reunião com deputados estaduais, Ciro Gomes afirmou que a montagem da chapa a ser lançada pela oposição em 2026 é “relativamente simples”. Ele citou Roberto Cláudio (PDT) como pré-candidato ao Governo do Ceará e Alcides Fernandes para o Senado. Ele inclusive elogiou o deputado bolsonarista, afirmando que Alcides tem “todos os dotes, todas as qualificações”.
“Do jeito que os nossos adversários estão organizando a chapa lá, não tem currículo, lá é folha a corrida. (…) Então o Alcides salta longe, como homem decente, como uma pessoa nova na política, apesar dos seus 57 anos, homem de fé, homem de testemunho”, defendeu.
Alcides Fernandes disse que ficou “lisonjeado” e “até impactado” com o apoio de Ciro Gomes. Ele elogiou o pedetista, a quem chamou de “um dos melhores governadores do estado do Ceará” e que “está vindo se somar conosco nessa batalha”.
“Recebo com muita humildade tanto o apoio do nosso presidente Jair Bolsonaro como agora o apoio do Cirão, Cirão do Povo, um dos melhores governadores do Estado do Ceará. Recebi com muita alegria e vou procurar trabalhar pra fazer o possível pra mostrar para o quê eu realmente vim pra política”, completa o deputado.