A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca os motoristas que operam por aplicativos a realizarem suas vistorias nos veículos com final de placa 5 neste mês de julho. Aqueles que nunca realizaram as vistorias em seus veículos devem agendá-las imediatamente – independente do final de placa. Até junho, foram feitas 1.992 vistorias dos veículos que operam por aplicativo. Aqueles que perderam o prazo podem agendar imediatamente. É obrigatório efetuar o agendamento previamente no site da Etufor.
Nas vistorias, são observados itens como os documentos do veículo, do motorista, bem como o estado e conservação dos pneus, sistema elétrico, a carroceria, entre outros. É importante ressaltar que a idade máxima dos veículos para operar é de dez anos. Outro item considerado é a identidade visual do veículo, que deve obedecer ao Decreto nº 14.415 de 03 de maio de 2019, que determina o tamanho máximo de adesivo (14cm x 14cm) afixado no vidro traseiro no lado direito superior, sinalizando a marca do aplicativo ou a frase “Este veículo trabalha por aplicativos”. Após a vistoria, o veículo recebe um selo e um laudo que comprovam a aprovação. Caso o veículo não atenda aos itens necessários, o motorista pode realizar as adequações e agendar uma nova vistoria.
Para garantir que o veículo está adequado, os passageiros que utilizam este modal de transporte podem verificar os selos afixados no para-brisa dianteiro e, ao ler o QR Code. Os motoristas que não fizerem a vistoria dentro do prazo previsto estão passíveis de multa e apreensão do veículo nas blitze da Etufor. Para agendar a vistoria, os motoristas devem acessar o site da Etufor, emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no valor de R$ 128,90, apresentar o comprovante de pagamento e levar o veículo no dia e hora marcados à sede da Etufor (Av. dos Expedicionários, 5677 – Vila União).