O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PT) informou nesta segunda-feira (15) que apresentou o seu nome como alternativa de candidatura para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza nas eleições municipais deste ano. O anúncio foi feito através de uma publicação nas redes sociais após uma reunião com o presidente do Partido dos Trabalhadores no Ceará, Antônio Alves Filho, o Conin. Ele se junta a Guilherme Sampaio, Luizianne Lins, Larissa Gaspar e Arthur Bruno como pré-candidatos pelo PT ao Paço Municipal.
“Em reunião hoje com o presidente estadual do PT, Conin, e com o presidente municipal, Guilherme Sampaio, apresentei meu nome como uma das alternativas de candidatura à Prefeitura de Fortaleza este ano, dentro do arco de alianças que tem ajudado o nosso Ceará a crescer cada vez mais”, escreveu Evandro.
Na publicação sobre candidatura à prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão disse ainda que defende o projeto que tem Lula como presidente, Camilo como ministro e Elmano como governador e pregou respeito aos demais pré-candidatos pelo PT, Guilherme Sampaio, Luizianne Lins, Larissa Gaspar e Arthur Bruno.
“Defendo o projeto que busca cuidar dos que mais precisam, e não apenas das áreas mais ricas da cidade. Um projeto que não é apenas meu, mas de muitos e muitas que querem o bem de Fortaleza e do Ceará. Estou na vida pública há mais de 30 anos, como servidor público, secretário do Trabalho e Proteção Social, como deputado e presidente da Assembleia Legislativa. Com todo o respeito aos demais pré-candidatos, Guilherme Sampaio, Luizianne Lins, Larissa Gaspar e Artur Bruno, companheiros de projeto íntegros e de grande contribuição ao nosso Estado e à nossa Fortaleza, quero dialogar, junto com a militância do PT e partidos aliados, para apresentarmos um projeto para Fortaleza, onde nasci e fui criado.
Evandro Leitão pregou também que pretende focar em áreas estratégicas da população da capital cearense visando melhorias como na educação, saúde e segurança.
“Para uma cidade mais justa, com mais oportunidades para nossos jovens e suas famílias; mais segura, com ações integradas entre Prefeitura e os Governos Estadual e Federal; com saúde mais perto das pessoas e que acolha com mais dignidade; uma educação de qualidade para nossas crianças e jovens; e, principalmente, uma gestão que tenha um olhar especial para os mais vulneráveis, que vivem afastados das políticas públicas. Peço a Deus bênçãos para iluminar nosso caminho e nos guiar ao longo dessa trajetória”, finalizou.
Escolha deve sair até março, diz Luizianne
A deputada federal Luizianne Lins afirmou em entrevista à TV Cidade, na última sexta-feira (12), que até o mês de março, o Partido dos Trabalhadores irá chegar a um consenso sobre quem vai ser o candidato da legenda para a disputa pela prefeitura na eleições deste ano. Além de Luizianne, já confirmaram a pré-candidatura pelo PT os deputados estaduais Larissa Gaspar (PT) e Guilherme Sampaio (PT).
“O PT está fazendo esse debate interno e deveremos até março se chegar a um consenso de um nome dentre as cinco pré-candidaturas dentro do partido, o meu nome também está colocado como pré-candidata e a gente vai tentar da melhor forma possível tentar um acordo, entrar em um consenso, encontrar o nome que melhor reúne experiência, que melhor reúne as condições para disputar a prefeitura de Fortaleza e o partido vai fazer isso como sempre fez, com debate interno, sem coronelismo, sem gente achando que vai mandar no partido”, disse.
Sobre a chegada de Evandro Leitão ao PT, Luizianne declarou que não tem nenhum problema com o agora companheiro de legenda, mas ressaltou que no PT há uma dinâmica diferenciada em relação aos outros partidos, explicando que a filiação não se constitui uma candidatura ou pré-candidatura automática a algum cargo.
“Eu nunca me coloquei contrária à vinda do Evandro Leitão, não tenho nenhum problema pessoal com ele. Eu recebi como alguém que vem para contribuir com o partido , mas a gente tem colocado muito que o PT tem uma dinâmica diferenciada, ou seja, a pessoa não chega no partido para ser candidato, ela até chega para querer ser, mas a pessoa passa por um processo, porque quando o Evandro se filia, já tem quatro pessoas que são pré-candidatas pelo partido”, explicou.