Festejos Juninos de Fortaleza terão 24 festivais e participação de 50 grupos de quadrilhas; confira programação
As apresentações começam nesta sexta-feira (23/06) e seguem até 29 de julho, sempre aos fins de semana
Publicado
A Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, a partir desta sexta-feira (23/06), uma grande programação junina pelos bairros da Capital. Serão 24 festivais, dois em cada Regional da cidade, com a participação de 50 grupos de quadrilhas juninas adultas e infantis. Os festejos seguem até 29 de julho, sempre aos fins de semana.
Advertisement. Scroll to continue reading.
Os Festejos Juninos de Fortaleza contribuem para o fortalecimento da identidade do São João da capital, com a ocupação de espaços públicos e promoção da cultura. A agenda deste fim de semana (23 e 24/06) será nas Regionais 7, 8 e 12, com o Festival Junino Gente da Terra, no bairro Dias Macedo; a III Edição Festival Junino do Cumpade Carlos, na praça do Liceu do Ceará (Centro), e o XXIII Festival Flor da Bela, na Lagoa Redonda.
As apresentações mobilizam os bairros, articulam pessoas e promovem um incremento na economia local. Além da geração de emprego e renda, há o fomento de toda a cadeia produtiva do movimento junino: músicos, costureiros, sapateiros, cozinheiros, bordadeiros, maquiadores, coreógrafos, figurinistas, cenógrafos, ambulantes, produtores, técnicos e outros.
O edital contempla 74 projetos, sendo 24 festivais, 35 grupos de quadrilha junina adulta e outros 15 de quadrilhas juninas infantis. Cada proponente receberá o valor de R$ 16.500,00, totalizando mais de R$ 1 milhão de investimento.
Quadrilhas Juninas – Patrimônio Cultural de Fortaleza
Advertisement. Scroll to continue reading.
A Secultfor iniciou, neste mês de junho, o processo para que Fortaleza seja a primeira cidade do país a registrar Quadrilhas Juninas como Patrimônio Cultural Imaterial. Ao longo dos próximos meses, será realizado um trabalho minucioso de pesquisa, com entrevistas e acompanhamento de ensaios dos grupos em atividade.
Ao fim do mapeamento, será produzido um dossiê das Quadrilhas Juninas, com informações importantes, registros fotográficos e um Plano de Salvaguarda, com atividades, estratégias e ações para resguardar e incentivar a manifestação cultural.
Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação
Gestores de mais de 190 cidades estão em Fortaleza, cidade sede do evento, para discutir segurança cidadã. Fórum começou nesta terça-feira (26/09), e segue...