A Prefeitura de Fortaleza, por meio Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), entregou nesta terça-feira (14/11), no Paço Municipal, os equipamentos doados para o abastecimento de leite do Programa de Aquisição de Alimentos Modalidade Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite. Com a doação de 15 equipamentos de refrigeração pelos empresários Otávio Queiroz e Adriana Queiroz, foi possível o aumento de estoque e entrega do programa, passando de 11 mil litros para 18.900 litros semanalmente. Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Élcio Batista, o titular da SDHDS Francisco Ibiapina, a empresária Adriana Queiroz e seu filho Edson IV, o vereador Luciano Girão e Francisca Katiane, titular da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, além de representantes das instituições beneficiadas.
Élcio destacou, durante a coletiva, a importância da nova capacidade de armazenamento que a cidade terá a partir de agora. “O aumento da capacidade de abastecimento significa que vamos aumentar a garantia de segurança alimentar para mais crianças, adolescentes e famílias da nossa cidade”.
Na ocasião, Francisco Ibiapina, enfatizou os ganhos que a colaboração com o aumento de freezers trará para a população, segundo ele, quase 60 mil pessoas serão beneficiadas após o aumento. “É através desse programa que a gente faz com que a alimentação fornecida nas instituições sociais ganhe em segurança alimentar e em caráter nutricional para fortalecer o combate à fome na capital”, explicou.
Adriana Queiroz parabenizou o programa e contou que a iniciativa a incentivou a contribuir com as doações. “Foi uma oportunidade maravilhosa para ajudar os jovens que vivem hoje em situação de vulnerabilidade na nossa cidade. Quando a gente combate a fome, a gente consegue combater várias outras coisas”.
O alimento é fornecido pelo Programa Federal de Combate à Fome e à Insegurança Alimentar e Nutricional, o PAA Leite, que adquire o insumo da agricultura familiar para abastecimento da rede socioassistencial. Atualmente, a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, ligada à Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, distribui leite a 77 instituições públicas e da sociedade civil, entre abrigos, CRAS, associações de moradores, projetos culturais, entre outras instituições que realizam trabalhos sociais em Fortaleza.
Os responsáveis pelas instituições beneficiadas estiveram presentes para a entrega simbólica dos refrigeradores, entre eles, Carlos Benvindo, representante do Projeto de Desenvolvimento Cultural Arte e Cor, localizado no bairro Autran Nunes. O projeto trabalha com crianças de um a três anos de cidade em regime de creche voluntária, em parceria com a Prefeitura, além de atender crianças e adolescentes através de grupos de convivência. A creche oferece cinco refeições para os jovens e com a chegada do leite, Carlos prevê um aumento no número de crianças que serão contempladas. “É com esse leite que podemos proporcionar os lanches para as crianças, o convênio que estamos não cobre e agora as crianças terão certeza de que as alimentações delas estarão garantidas”, contou.
Com a ampliação, 29 novas organizações da sociedade civil passam a ser beneficiadas, totalizando 106 instituições, que fornecem o leite em refeições e reforçam o aporte nutricional para cerca de 60 mil pessoas As organizações da sociedade civil cadastradas no PAA Leite em Fortaleza são inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e comprovam a execução de projetos, serviços, ou programas em benefício da população.