Fortaleza lidera o ranking das capitais mais arborizadas da região Nordeste. Os dados são do Censo Demográfico de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira (17/4). O levantamento aponta que 59,7% da população da capital cearense vive em vias com presença de árvores, como calçadas e praças.
No Nordeste, em seguida, aparecem Teresina (57,7%), Natal (55,2%), Recife (51,1%), Maceió (46,2%), Aracaju (44,3%), São Luís (34,3%) e Salvador (34,1%). O estudo analisou as características do entorno das moradias, considerando apenas a presença de árvores em áreas públicas, excluindo aquelas localizadas em quintais privados.
O levantamento levou em conta apenas as árvores localizadas no mesmo lado da rua das residências incluídas na contagem, abrangendo o trecho compreendido entre duas esquinas consecutivas.
Em âmbito nacional
No ranking geral, Fortaleza está entre as 13 capitais mais arborizadas do Brasil, segundo o IBGE. A cidade apresenta um índice de 75,2% de arborização em vias públicas, acima da média nacional, que é de 66%.
“Fortaleza vem mostrando um compromisso real com a arborização urbana. Estamos não só entre as capitais mais verdes do Nordeste, como também entre as 13 mais arborizadas do país, superando a média nacional e batendo recordes históricos de plantio de árvores”, ressalta o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), João Vicente.
Mais informações
Somente no início de 2025, a Seuma bateu dois recordes na área de arborização. Em fevereiro, mais de seis mil mudas foram distribuídas pelo órgão, um marco histórico jamais alcançado.
Já em março, em menos de 15 dias, mais de cinco mil árvores nativas foram plantadas em diversos pontos da cidade. As ações visam ampliar as áreas verdes e promover a recomposição vegetal dos espaços urbanos, cont