Siga-nos

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Fortaleza

Fortaleza terá calorão de 33ºC nos próximos 15 dias

Os próximos dias serão típicos de verão com calor em Fortaleza com máximas de 33ºC, segundo o Climatempo. Há também possibilidade de chuva pela manhã na próxima sexta-feira (12) que podem atingir 20 milímetros.

O dia mais úmido será sábado (13) com 93%; e o menos úmido, na quinta-feira (11), com 80%. As temperaturas mínimas variam entre 25 °C e 24 °C na capital, sempre no início das manhãs.

Segundo o Climatempo, a primeira semana do mês de janeiro foi marcada por muita chuva no Ceará devido à atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), além da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), atuando em parte do Norte e influenciando ventos mais úmidos para cidades da costa norte nordestina.

A tendência é de pancadas mais irregulares entre a terça e a quarta-feira (10), mas, entre a quinta-feira (11) e a sexta-feira (12), a atuação de um VCAN e a influência da ZCIT – com a posição mais próximo à costa norte da região, volta a deixar algumas cidades do Nordeste em alerta; em especial parte do centro-norte do Maranhão, oeste do Piauí e litoral do Ceará.

Por que a onda de calor será menos intensa?

A onda de calor acontece uma semana antes da chegada do verão. E, ao contrário do que se imaginaria, é exatamente por isso que ela será menos quente do que a que vimos em novembro.

🔥 Em novembro, estávamos no meio da primavera. Uma das características é que trata-se de uma estação seca, com pouca chuva e nuvens. Sem nuvens para impedir a passagem do calor e umidade para dissipar as máximas, as temperaturas ficaram muito altas em um fenômeno de onda de calor.

🔥 Agora, nos aproximamos do verão. Com isso, temos mais umidade e mais nuvens, o que faz com que o calor não seja tão intenso como o que sentimos antes.

Então, a onda de calor não vai deixar o verão mais quente?

Os especialistas explicam que uma coisa não tem relação com a outra, mas que o verão vai ser mais quente que o normal.

A onda de calor acontece quando temos uma alta de até 5 °C na temperatura média do período por vários dias. Só que esse é um fenômeno isolado, que não interfere na temperatura da estação.

O que vamos ter esse ano é uma influência do El Niño forte sobre o verão. Isso não acontece há três anos, quando passamos a estação com La Niña, que suaviza as temperaturas extremas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

ANÁLISE POLÍTICA

A vereadora Estrela Barros (Rede) tem enfrentado críticas depois dos discursos realizados na Câmara de Vereadores de Fortaleza.  Logo que deixou a base do...

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Grande Pirambu

A lotérica Casa da Sorte anunciou que vai mudar de endereço a partir do dia 14/01. Após quase 10 anos de operação no bairro...

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR CONTATO 85 99631-2719