Siga-nos

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Estado do Ceará

Governo do Ceará firma parceria com mais 27 municípios para ampliar abastecimento de água em zonas rurais


Serão investidos R$ 4,79 milhões para beneficiar cerca de nove mil famílias

Com a presença de prefeitos cearenses, o Governo do Ceará assinou, nesta segunda-feira (22), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o Termo de Compromisso para a ampliação do abastecimento de água em áreas rurais. A iniciativa, realizada por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), contempla 30 parcerias firmadas em 27 municípios, beneficiando 8.904 famílias, com investimento de R$ 4,79 milhões. Ao todo, 33.123 pessoas serão atendidas pela ação.

“O dia de hoje é de muita alegria e orgulho. Os recursos já estão disponíveis na Cagece e, nos próximos dias, iniciaremos as obras para garantir o abastecimento de água à população”, assegurou o governador Elmano de Freitas, ao agradecer a parceria dos prefeitos presentes. “Eu sei exatamente o que significa ter água chegando às comunidades e estamos de mãos dadas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos das suas cidades”, acrescentou o governador.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Instituído em 1996, o Sisar tem como objetivo garantir a gestão sustentável dos sistemas de abastecimento de água e saneamento em comunidades rurais. O modelo, que inclui manutenção dos sistemas e capacitação das comunidades, foi ampliado para outras regiões do Ceará a partir de 2001. Atualmente, está presente em 173 municípios, atendendo 2.531 comunidades e beneficiando mais de 1 milhão de pessoas.

De acordo com o presidente da Cagece, Neuri Freitas, o modelo adotado no estado já atende mais da metade da população rural contemplada por esse tipo de serviço e tem se destacado internacionalmente pelas premiações recebidas. “Isso só é possível quando o governo atua no fomento e realiza os investimentos necessários. Depois, o Sisar opera em parceria com as associações comunitárias, fazendo com que todos se sintam responsáveis. É um modelo que realmente funciona e certamente a gente vai chegar na universalização que é necessária”, afirmou.

Desde 2023, o Governo do Ceará tem ampliado os investimentos em sistemas de abastecimento de água para essas comunidades, destinando R$ 25,3 milhões para ações de infraestrutura hídrica, beneficiando 42.925 famílias, o equivalente a 159.681 pessoas. As iniciativas contemplaram dezenas de municípios e comunidades em todas as regiões do estado.

Advertisement. Scroll to continue reading.

As ações são realizadas a partir de demandas identificadas nas comunidades. O presidente do Sisar, Marcondes Ribeiro, detalhou como funciona a parceria entre os governos estadual e municipal, com apoio da Cagece. “O planejamento é feito de forma conjunta, por meio de parcerias, como a formalizada hoje com a assinatura do termo. O município realiza a escavação, o Estado, por meio da Cagece, fornece a tubulação, e o Sisar acompanha a instalação e faz a gestão do sistema, garantindo que os investimentos realizados sejam preservados e beneficiem a população pelos próximos 30 ou 40 anos”, explicou Marcondes Ribeiro.

Um dos municípios contemplados foi Ereré, no Vale do Jaguaribe, onde o serviço chegará à comunidade da Varzinha. O prefeito Glauber Holanda participou da cerimônia realizada no Palácio da Abolição.

“Somos um município de pequeno porte, com uma grande necessidade de abastecimento de água devido à escassez. Esse benefício fortalece toda a região, e a maior beneficiada é a população atendida”, celebrou o gestor. Ele também ressaltou a melhoria da qualidade da água, a ampliação da oferta e o fortalecimento da economia local como principais ganhos.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Já em Meruoca, na comunidade de São Francisco, a Associação Centro Comunitário Monsenhor José Furtado Cavalcante será beneficiada com a ampliação de oito quilômetros da rede de abastecimento, segundo o presidente da entidade, Nonato Oliveira. “A gente acordava às 4h da manhã para buscar água em um poço. Quando eram 6h, já não tinha mais água. Agora, com essa ampliação, só temos a agradecer. É mais qualidade de vida para nossas famílias”, afirmou. Ainda conforme Nonato, mais de mil moradores serão beneficiados. “São pessoas que realmente necessitam desse recurso tão importante”, concluiu.

O secretário das Cidades, Negreiros Bastos, destacou a importância da iniciativa. “O governador tem uma atenção especial com o acesso à água para melhorar a qualidade de vida da população rural do nosso estado. Essa parceria entre os municípios, as entidades, o Sisar e a Cagece é resultado de um trabalho conjunto que já dura mais de 30 anos”, afirmou.

Fonte da matéria

Advertisement. Scroll to continue reading.

Em alta

Fortaleza

Gestores de mais de 190 cidades estão em Fortaleza, cidade sede do evento, para discutir segurança cidadã. Fórum começou nesta terça-feira (26/09), e segue...

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Estado do Ceará

Mais de 18 mil novas famílias passam a ser beneficiárias do cartão Ceará Sem Fome, a partir deste mês. A atualização anual de beneficiários...

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR