Mais serviço para os cearenses. O Governo do Ceará inaugurou, nesta quinta-feira (22), mais uma Casa do Cidadão, a oitava no estado e a sexta em Fortaleza. O equipamento, que está localizado no Shopping Riomar Kennedy, tem previsão de atender 200 pessoas por dia. A solenidade foi comandada pelo governador Elmano de Freitas.
O chefe do Executivo Estadual destacou a parceria entre os setores público e privado, além da importância de se ter uma Casa do Cidadão na região com a maior densidade popular de Fortaleza. “Com esse equipamento, ganha o shopping, o Governo em se aproximar das pessoas e a população do entorno, pois os serviços chegam mais perto e de uma maneira adequada”, disse.
Gerido pela Secretaria da Proteção Social (SPS), o equipamento reúne serviços da própria Pasta, Sine/IDT, Cagece, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). Entre os serviços oferecidos pela nova unidade estão a emissão da Carteira de Identidade Nacional; Atestado de Antecedentes Criminais; Emissão de Declaração de Inscrição no Cadastro Único; Atendimento Cagece; Seguro Desemprego e Emissão de CTPS virtual.
Onélia Santana reafirmou o compromisso do Governo do Ceará em levar cada vez mais serviços para a população. “É importante dizer que as políticas públicas estão acontecendo em uma velocidade muito boa dentro do nosso estado. A determinação do nosso governador é levar os serviços a toda a população cearense. Este equipamento significa a chegada das políticas públicas a serviço do povo cearense”, afirmou.
Agora, são seis em Fortaleza (Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores, shoppings Benfica e Iguatemi, Centro e RioMar Kennedy), além das localizadas nas cidades de Maracanaú e Barbalha.
Mais comodidade
Nascida no Rio de Janeiro, mas vivendo no Ceará há nove anos, Ana Cecília Arantes soube da abertura da nova Casa do Cidadão por uma amiga. Moradora do bairro Presidente Kennedy, a cearense de coração tem agora à disposição uma gama de serviços ao lado de casa. “Estou muito feliz. Vim retirar um comprovante e foi rapidinho. Agora é só atravessar a rua que terei como fazer muitas coisas de um modo mais acessível para mim e para outras pessoas”, contou.
Além das Casas, a SPS coordena os Vapt Vupt, centrais de serviços que reúnem diversos órgãos de atendimento ao público em um só lugar. São seis unidades em todo o estado, sendo quatro em Fortaleza (Antônio Bezerra, Centro, Messejana e Papicu), Sobral e Juazeiro do Norte. Neste mês, o programa completou 10 anos de implantação. No primeiro semestre deste ano, foi realizado 1,9 milhão de atendimentos em todas as unidades.