Estado do Ceará

Governo do Ceará oficializa cessão de imóvel para a União dos Vereadores e Câmaras do Ceará


Na oportunidade, Arce, Detran-CE e UVC iniciaram alinhamento para o cadastramento do Registro Positivo de Condutores

O Governo do Ceará oficializou, nesta segunda-feira (22), a cessão de um prédio, localizado em Fortaleza, para a União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC). A solenidade contou com a presença do governador Elmano de Freitas, acompanhado do presidente da UVC, Samuel Isidoro; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri; do presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Rafael Maia de Paula; do superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Luciano Linhares Feijão; entre outras autoridades.

O imóvel, que pertencia ao Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará, agora é oficialmente da entidade que representa o Poder Legislativo Municipal cearense.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Essa ação reconhece o trabalho dos mais de dois mil vereadores e vereadoras do Ceará, que diariamente atendem o povo cearense, propondo leis e fazendo o trabalho de fiscalização. Com isso, os vereadores de todo o estado têm o seu local em Fortaleza”, destacou o governador Elmano de Freitas.

O espaço contribui para assegurar a continuidade, o fortalecimento e a ampliação das atividades desenvolvidas pela UVC, a qual exerce relevante papel no apoio às instituições democráticas municipais e ao próprio aperfeiçoamento das gestões públicas locais, promovendo capacitações e o intercâmbio de conhecimento relativo a atividades essenciais ao funcionamento do Legislativo municipal.

Presidente da UVC e vereador de Quixeré, Samuel Isidoro, destacou que a cessão concretiza um sonho em prol da defesa do municipalismo e da democracia. “É um momento histórico para a nossa UVC. Um sonho que se iniciou em 2014, com as contribuições dos presidentes que passaram pela instituição. Essa cessão contempla todos aqueles e aquelas que fazem as casas legislativas no Ceará”, enfatizou.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O deputado e presidente da Alece, Romeu Aldigueri, falou sobre a importância da parceria para fortalecer o poder legislativo. “A Alece recebe todos os vereadores do Ceará, garantindo assistência judiciária, orçamentária, planejamento e afins. Nossos assessores e técnicos estão à disposição”, disse.

Após solenidade da cessão, foi realizada, no auditório da UVC, uma reunião com os presidentes das câmaras municipais para tratar do Cadastro Positivo de Condutores. O momento contou com a participação do presidente da Arce, Rafael Maia de Paula, e do superintendente do Detran Ceará, Luciano Linhares Feijão.

O cadastro é fundamental para organizar e dar mais segurança ao uso de veículos das prefeituras e câmaras municipais que realizam deslocamentos intermunicipais de cidadãos para serviços essenciais, como consultas médicas, exames, tratamentos de saúde e outras atividades de interesse público.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“É uma resolução em parceria Arce e Detran, que atende a uma demanda antiga da União dos Vereadores do Ceará. Com isso, esse trabalho que já se faz há muito tempo de forma precária, seja regularizado. Isso para que o vereador em exercício possa, com tranquilidade, fazer o transporte das pessoas em viagens intermunicipais para atender demandas do cidadão, principalmente no quis diz respeito à saúde”, explica o superintendente do Detran-CE, Luciano Linhares Feijão.

No Ceará, a Arce responsável por identificar e acompanhar veículos utilizados pelos municípios no transporte de pessoas em caráter não comercial, fortalecendo a transparência e o controle sobre essa atividade.

“O sistema já está funcionando. Hoje vamos demonstrar como será distribuído os login para os presidentes das câmaras legislativas. Nossa expectativa é cadastrar a totalidade de vereadores do Ceará”, detalhou o presidente da Arce, Rafael Maia de Paula.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Fonte da matéria

Advertisement. Scroll to continue reading.

Em alta

Fortaleza

Gestores de mais de 190 cidades estão em Fortaleza, cidade sede do evento, para discutir segurança cidadã. Fórum começou nesta terça-feira (26/09), e segue...

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Estado do Ceará

Mais de 18 mil novas famílias passam a ser beneficiárias do cartão Ceará Sem Fome, a partir deste mês. A atualização anual de beneficiários...

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR

Sair da versão mobile