Com a proximidade do ciclo carnavalesco e consequente aumento da demanda nos bancos de sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), está promovendo a campanha, “No bloco da doação, você também é folião“.
Segundo a coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce, Nágela Lima, a campanha é preventiva e visa conscientizar a população para a importância da doação de sangue. “Hoje estamos com um estoque dentro da margem de segurança mas é importante que as doações continuem acontecendo para mantermos um estoque seguro e adequado para o período de carnaval. Então a campanha é uma prevenção, pois são quatro dias de festa, a população tem o hábito de viajar e o fluxo de carros nas estradas e acidentes tendem a aumentar”, aponta.
O Hemoce conta com um serviço móvel, que facilita o acesso da população aos pontos de doação de sangue. Mas as unidades de coleta fixa ficam localizadas na Avenida José Bastos, no IJF e no shopping Del Passeo. A hemorrede atende à demanda de mais de 480 unidades de saúde e 100% do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado
Nágela convidou a população a exercer o gesto altruísta. “Como diz o nosso slogan ‘No bloco da doação, você também pode ser um folião’, vestir a fantasia da solidariedade e ajudar a salvar vidas. Então a gente faz a esse pedido a quem nunca doou sangue, que possa experimentar esse ato de solidariedade e de amor ao próximo”, afirmou.
Como doar sangue?
O Hemoce recebe os doadores com hora marcada. Os voluntários podem agendar pelo site ou pelos telefones (85) 3101-2305 e (85) 99681-7597 – WhatsApp.
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado por pais ou responsável legal.
Nágela explica que o intervalo para a doação é de 60 dias para os homens e de 90 dias para as mulheres. “O homem pode doar até 4 vezes ao ano e a mulher até 3 vezes. É feito uma triagem, para verificar se é possível aquela pessoa doar de forma segura”, informa. A coordenadora também reforçou a importância da doação, principalmente das pessoas com tipo sanguíneo ‘O’ negativo, que são doadores universais.
Reabertura do posto da Praça das Flores
O posto de coleta do Hemoce na Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores) retoma o atendimento aos voluntários no dia 11 de fevereiro, após reforma.
Na reabertura da unidade, haverá apresentação da banda Severina Brown e de blocos carnavalescos, além de ações de pinturas faciais e de aferição de pressão. Também serão realizadas atividades educativas sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A programação foi definida em parceria com o Instituto Pró-Hemoce (IPH).
Foto: Evilázio Bezerra
INFORMAÇÕES DA CMFOR