A rede estadual de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) segue em expansão no Ceará. Nesta quarta-feira (2), foi inaugurada a nova sede da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Dona Maria Menezes de Serpa, no bairro Vila Velha, em Fortaleza.
Ao entregar a nova escola, o governador Elmano de Freitas reforçou o compromisso do Estado do Ceará com a educação.
“Até o final de 2026 todos os nossos alunos de escolas públicas estarão estudando em tempo integral. Como esta, estamos construindo outras 138 escolas. Mas as escolas, todas muito bonitas, equipadas com ginásio, laboratórios, biblioteca, refeitório e salas de aulas, assim como o [programa federal] Pé-de-Meia e a entrega de tablets, são apenas instrumentos que oferecemos para a realização dos sonhos de cada um e cada uma”, disse.
“Não adianta somente ter escola bonita. O objetivo não é ter uma escola como essa, mas ter uma escola como essa que ofereça os meios para vocês realizarem seus sonhos”, completou Elmano de Freitas.
Atualmente, a rede pública estadual de ensino conta com 513 Escolas em Tempo Integral, sendo 367 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), 133 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), 12 Escolas do Campo e 1 Escola Família Agrícola. Essas unidades de ensino estão distribuídas em 175 municípios com o atendimento de mais de 177 mil alunos.
Antônio Enis é diretor da escola. Gratidão seria, para ele, a palavra que melhor se enquadraria no momento. “Muito gratificante e esperançoso receber esse espaço maravilhoso que permitirá aos nossos estudantes voarem ainda mais alto. Instalações adequadas, laboratórios de informática, física, matemática, tecnologia, fomentam o ensino e a aprendizagem”.
Quem também aprova a estrutura moderna da escola é o estudante da 3ª série do Ensino Médio, Davi Augusto. “Estudei uma parte da minha vida em escola particular e posso afirmar que aqui não deixa nada a desejar”, avalia. “Hoje celebramos esse momento que tanto sonhávamos. Este é um momento emblemático para a nossa comunidade, mas especialmente para os nossos adolescentes, que têm à sua disposição um espaço amplo, que não reflete apenas a uma infraestrutura adequada, mas o compromisso com o ensino de qualidade”, enaltece Davi.
Secretária-executiva da Educação, Jucineide Fernandes ressalta que a entrega de uma escola como a do Vila Velha representa um importante ganho para os alunos, assim como para a comunidade onde está instalada. “Com esta e as outras escolas que estão sendo construídas nós vamos universalizar o ensino integral no Ceará. Já temos 75% das escolas em tempo integral. Não é só a estrutura. O currículo é diferenciado, oferece segurança alimentar e há todo o cuidado, segurança e dedicação que a escola pode proporcionar”, destaca.
Com 16 anos, Ana Beatriz vai estudar a 1ª série do Ensino Médio na escola inaugurada. Empolgada com a nova estrutura ela afirma ser impossível deixar a comparação de lado. “É tudo de muita qualidade, espaço maior, biblioteca e laboratórios novos. Aqui a gente tem espaço de lazer e quadra para praticar esportes. Antes, era tudo um pouco improvisado”, enumera. “Agora temos tudo”, comemora.
Investimento
Para construir, equipar e mobiliar o novo espaço, foram investidos R$ 9,1 milhões, com recursos oriundos dos Governos Estadual e Federal. A unidade de ensino é constituída de três pavimentos com 12 salas de aula, quatro laboratórios (dois de informática e dois multidisciplinares), biblioteca, pátio coberto, quadra poliesportiva coberta, auditório, área coberta com bancos e jardineiras, além de salas para secretaria, coordenadores, professores e diretoria. A obra foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).