A magia do Natal tomou conta do Palácio da Abolição onde, nesta sexta-feira (20), o Governo do Ceará realizou a segunda edição do Natal Ceará Sem Fome. Mais de 500 crianças atendidas pelo programa Ceará Sem Fome e de abrigos sociais foram recebidas pelo governador Elmano de Freitas acompanhado da primeira-dama, Lia de Freitas, e de outras autoridades.
Ao recepcionar as crianças, o governador Elmano de Freitas ressaltou a importância do amor ao próximo e sentimento de caridade para uma sociedade cada vez mais desenvolvida. “Ainda falta muita coisa para termos um estado realmente justo, mas estamos construindo esse caminho”, afirmou. “Agradeço demais à primeira-dama, aos nossos servidores, parceiros e ao povo cearense, que doaram 88 mil brinquedos. Isso demonstra o coração do nosso povo que tem o coração bondoso e caridoso. E é isso que queremos sempre, seguir Jesus na ideia de amor ao próximo”, disse o governador.
Elmano de Freitas também comemorou os números do programa Ceará Sem Fome, que chega ao final do ano tirando mais de 300 mil cearenses da extrema pobreza. “São pessoas que superaram uma situação de muita vulnerabilidade e melhoraram de vida. O programa distribui mais de 125 mil quentinhas todos os dias, tem 53 mil famílias recebendo o cartão mensalmente com R$ 300 para comprar comida”, relatou. “E, agora, nós buscamos capacitar essas famílias para que possam colocar um pequeno negócio, que aprenda uma profissão e consiga um emprego. Batemos o recorde de mais de 110 mil empregos de carteira assinada e é essa a dignidade que queremos. Primeiro, estender a mão com a quentinha e o cartão, mas também dar o passo seguinte, do emprego, do negócio”, reforçou.
Primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas falou da emoção que é oferecer oportunidade tão especial a quem enfrenta tanta dificuldade no dia a dia. “Vamos celebrar esse Natal na esperança de que tenhamos um Natal cada vez mais solidário e com muito amor em nossos corações”, desejou. “Estamos muito gratos em poder compartilhar esse momento com essas crianças. É sempre bom se revigorar e compartilhar a solidariedade e esse amor que unimos do estado todo. Nos 184 municípios as crianças vão receber os presentes, esse símbolo que é um brinquedo, sem apologia à violência. Então é um dia muito especial e agradecemos muito a cada um que participou junto com a gente. Nas 1300 cozinhas dos 184 municípios, 88 mil crianças serão contempladas segunda-feira durante uma ceia especial de natal que o programa vai oferecer”, contou Lia, garantindo que a ceia das cozinhas do Ceará Sem Fome terão cardápio especial, mas também brinquedo para todas as crianças atendidas.
Junto dos pequenos e das pequenas do Ceará Sem Fome, também participaram crianças e adolescentes atendidos pela Casa Abrigo I, Casa da Criança, Circos Escolas (Bom Jardim e Conjunto Palmeiras), Nossa Casa, Recanto da Luz, Renascer, Residências Inclusivas I, II, III, IV, V e VI, Sítio Mel, Tia Júlia (Parangaba) e Tia Júlia Primeira Infância.
Kelle Nascimento, da Casa Abrigo Sítio Mel, explica que a instituição recebe crianças e adolescentes, de seis a 18 anos, em situação de vulnerabilidade. A noite, relata Kelle, foi de muita ansiedade e pouco sono. “É um momento muito importante e bastante esperado por cada um deles. É a oportunidade para eles brincarem, se divertirem, porque são crianças que precisam disso”, afirma.
A celebração contou com apresentações de bandas de músicas infantis; além de brinquedos espalhados pelo jardim do Palácio, como pula-pula, touro mecânico e piscinas de bolinhas. Teve, ainda, a participação do Coral Natal de Luz Angelus, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e presépio vivo interpretado pelas crianças atendidas pelo Instituto Jesus e Maria no Comando do bairro Álvaro Weyne, onde funciona uma Cozinha Ceará Sem Fome.
Milhares de sorrisos
Além do Natal Ceará Sem Fome no Palácio da Abolição, no dia 23 de dezembro, em todas as 1.300 cozinhas Ceará Sem Fome ocorrerá uma ceia natalina especial pensada pela equipe do programa, com suíno marinado ao molho de laranja, arroz com cenoura, salada natalina colorida e farofa de banana. Na ocasião, os brinquedos arrecadados, tanto de forma interna como pelas secretarias e com o apoio de instituições e empresas parceiras, serão entregues às crianças beneficiárias.
Para Nivia Ximenes, da Casa Abrigo I, mais do que entrega de brinquedos e diversão, o Governo do Ceará entregou memória afetiva e história que jamais sairá da memória das crianças e adolescentes. “Mais do que momento de brincadeira, de comida e diversão, estão sendo marcadas histórias. Isso vai ficar eternamente na memória deles que estavam tão ansiosos para esse momento, que sequer dormiram”, conta.