Trabalhadores da Praia dos Pocinhos receberam com tristeza a notícia de que, em breve, barracas poderão ser demolidas da Orla do Vila do Mar. As praias do Pirambu se tornaram ponto de lazer para muitas famílias no fim de semana, e as barracas, além de gerar emprego e renda, agregaram ainda mais ao momento de folga nos dias de sol.
O Ministério Público do Ceará, através da Promotoria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, por meio de Inquérito Civil Público obtido na íntegra por este Portal, vem cobrando dos órgãos competentes a remoção das barracas existentes em toda a extensão do Vila do Mar e, especialmente, da Praia dos Pocinhos, no Pirambu.
A última audiência que aconteceu no dia 30 de agosto de 2023 reuniu órgãos como SPU, AGEFIS, SEUMA, SR1, HABITAFOR, SEINF e discutiu ação conjunta do poder público municipal e estadual para remoção das barracas. Uma solução não foi apontada, e uma nova audiência deverá acontecer em outubro.
Há tempos lideranças e entidades locais cobram do poder público um projeto de urbanização da orla do Vila do Mar que contemple os trabalhadores com boxes ou quiosques. A ausência desse projeto de intervenção e ordenamento faz com que os trabalhadores tenham que conviver com constantes ameaças de desapropriação das estruturas que levam renda para suas famílias.
A obra do Vila do Mar está em plena execução, e logo teremos uma orla livre para caminhada, lazer e esporte. Mas e os trabalhadores? Quem deve garantir o pleno funcionamento da atividade comercial que hoje se ver muito ameaça. Eis a questão.