O vereador Inspetor Alberto (PL), que ganhou o noticiário nacional por ameaças ao prefeito eleito Evandro Leitão (PT) e por maus-tratos a um porco, entrou, também, na mira da Polícia Federal. O Ministério Público Eleitoral foi à PF e pediu a abertura de inquérito contra o aliado do ex-candidato do PL à Prefeitura, André Fernandes.
Advertisement. Scroll to continue reading.
O ofício, assinado pelos 16 promotores eleitorais que atuam em Fortaleza, foi encaminhado, nessa terça-feira (29), à Polícia Federal. Os vídeos com a voz e a imagem do vereador Alberto ganharam o noticiário nacional e geraram indignação.
O primeiro vídeo registra os ataques verbais do vereador contra o então candidato Evandro Leitão, a quem chama de “fp” e vagabundo e o alerta para “preparar o caixão.
Advertisement. Scroll to continue reading.
No segundo vídeo, José Alberto Júnior, conhecido como vereador Inspetor Alberto, aparece arrastando um porco pelas orelhas, enquanto faz menção ao político.
Uma das expressões, neste vídeo, proferida por Alberto é direcionada a Evandro Leitão. Com o trocadilho entre “leitão”, denominação do animal, e “Leitão”, referência ao candidato, o vereador do PL simula que levará o porco (leitão) ao fogo para comê-lo assado.
Advertisement. Scroll to continue reading.
Com as agressões verbais ao prefeito eleito e a violência contra o porco, Inspetor Alberto poderá responder pelos crimes de injúria praticada durante ato de campanha, previsto no artigo 326 do Código Eleitoral, e de maltratar, ferir ou mutilar animais, com base no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/1998.
Advertisement. Scroll to continue reading.
(*) Com informações do MPE
Advertisement. Scroll to continue reading.