O Museu do Bode Ioiô, anteriormente instalado na Cidade da Criança, no Centro de Fortaleza, encontra-se agora na Casa do Turista do Mercado Central, no subsolo do equipamento. Com entrada gratuita, o local funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
O Museu do Bode Ioiô é um projeto sociocultural e ambiental que conta a história do famoso bode que virou vereador de Fortaleza no ano de 1922. O equipamento da Secretaria do Turismo de Fortaleza está localizado dentro da Casa do Turista e tem a curadoria do educador, turismólogo e pesquisador cearense Gerson Linhares.
O acervo do museu conta com peças de artes, artesanatos, fotografias, literatura popular, cordéis e publicações com a temática do Bode Ioiô.
Bode Ioiô
O Bode Ioiô viveu em Fortaleza no início do século XX. Costumava andar pelas ruas da Cidade, na companhia de boêmios e escritores que frequentavam os bares e cafés ao redor da Praça do Ferreira. Segundo conta a história popular, recebeu o nome de “Ioiô” por percorrer sempre o mesmo trajeto, definido entre a Praça do Ferreira e a Praia de Iracema. Em 1922, o Bode Ioiô foi eleito vereador de Fortaleza, como forma de protesto à política local na época. Apesar de ele nunca ter se candidatado, a eleição aconteceu, pois naquele tempo os eleitores votavam em cédulas de papel, escrevendo o nome de seus candidatos.
Serviço
Museu do Bode Ioiô
Local: Mercado Central (Casa do Turista, subsolo)
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado, das 9h às 13h
Entrada: Gratuita