O prefeito José Sarto entregou, nesta segunda-feira (21/08), as obras do projeto Meu Bairro Empreendedor no bairro Vila Velha. Na ocasião, o gestor municipal também assinou a ordem de serviço para a urbanização de cinco vias na Comunidade do Inferninho. Como destacou o prefeito, as obras são importantes para movimentar a economia local, gerando mais emprego e renda para os moradores da região.
“Este projeto representa o incentivo ao empreendedorismo local. O Meu Bairro Empreendedor vai melhorar a economia, pois aqui tem saneamento, drenagem, iluminação, pavimentação no intertravado e melhoria da qualidade de vida. É saúde, urbanização e comércio, tudo isso andando junto. É por iniciativas assim que Fortaleza lidera o ranking de geração de empregos e o PIB nas regiões Norte e Nordeste”, celebrou Sarto.
As intervenções realizadas pelo Meu Bairro Empreendedor foram responsáveis pela urbanização da Av. Mozart Pinheiro de Lucena, com a construção de pavimentação em intertravado, calçadas acessíveis, passagens elevadas para pedestres, além de mobiliários urbanos como lixeiras, bancos, mesas de xadrez e jardineiras. O local também passou a contar com 22 quiosques, divididos em quatro unidades cada. No total, 88 unidades foram entregues para permissionários poderem comercializar no local.
“É uma estrutura muito bem feita. Com esse piso novo, em intertravado, também diminui a temperatura e torna não só mais agradável para o cliente, mas também para nós que trabalhamos”.
“Esse tipo de obra faz uma reforma estrutural nas ruas de maior comércio e demanda por serviços. Um grande trecho foi revitalizado no Vila Velha, transformando o comércio. Foi feito o intertravado, ciclovias, calçadas acessíveis. Isso tudo é muito importante para as pessoas terem melhor mobilidade e acessibilidade aos comércios . Os proprietários também dizem que melhorou o movimento, então não é só a melhor qualidade de vida, mas também mais emprego e renda para a região”, comentou Samuel Dias, titular da Infraestrutura (Seinf).
A principal via comercial do bairro passou a contar também com mais de 2 km de ciclofaixa e paisagismo com o plantio de 58 árvores e 189 arbustos. O projeto, executado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), visa melhorar a mobilidade das comunidades contempladas pelo projeto Meu Bairro Empreendedor, fortalecendo as atividades comerciais e oferecendo mais conforto aos que trafegam por esses espaços.
Além do bairro Vila Velha, os bairros Bom Jardim, Serviluz e Vicente Pinzón já receberam as intervenções. Atualmente, a Prefeitura de Fortaleza executa as obras do Meu Bairro Empreendedor em mais seis bairros da cidade, são eles: Jangurussu, José Walter, Messejana, Parque Santana (Mondubim), Planalto Ayrton Senna e Pirambu.
Na Comunidade do Inferninho, também no bairro Vila Velha, a Prefeitura de Fortaleza inicia obras de infraestrutura viária que vão beneficiar mais de 10 mil pessoas com serviços de drenagem, iluminação e urbanização, com a construção de piso em intertravado na região do entorno do Beco do Céu.
As obras abrangem as ruas Pedro Sampaio, Pedro Ferreira, Travessa Arthur Borges, Av. Emília Gonçalves e o Beco do Céu, oferecendo mais mobilidade e qualidade de vida para os moradores do local. Orçadas em R$ 5,1 milhões, as intervenções terão duração de 11 meses e fazem parte do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Poinfra).
Durante a cerimônia de inauguração do Meu Bairro Empreendedor, Sarto também comentou que o projeto Costurando o Futuro será expandido. Um dos próximos ateliês a serem instalados pela Prefeitura será próximo à antiga Fábrica Guararapes, que foi desativada em janeiro deste ano. Como comentou o prefeito, a ideia é fornecer ferramentas para que as pessoas desempregadas possam continuar a trabalhar no ramo têxtil.
“Foi o fechamento de um ícone da nossa indústria têxtil de Fortaleza. Passando próximo à antiga fábrica, pedi ao secretário Rodrigo Nogueira para ampliar o projeto e instalar um novo ateliê lá próximo. É uma mão de obra imensa, e que já sabe costurar. Nosso objetivo é capacitá-los para uma mudança de perfil e dar condições de trabalho. No nosso ateliê se tem o acesso a tecidos, linha e máquinas, tudo gratuito e de forma rotativa”.
O projeto Costurando o Futuro é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza que leva oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com espaço compartilhado e gratuito, a iniciativa oferece estrutura adequada para quem não tem máquina de costura, proporcionando inclusão produtiva à população e transformando arte em renda.
A Prefeitura de Fortaleza tem investido na pavimentação com piso intertravado em diversas ruas da cidade. Atualmente, mais de 570 ruas já foram atendidas pelo Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), onde pontos de alagamentos e ruas de terra batida se transformaram em vias acessíveis, com pavimentação em piso intertravado, calçadas e sistema de drenagem.
O Proinfra é o maior programa da história da cidade de Fortaleza. Com investimentos na ordem de R$ 1,5 bilhão, o projeto tem levado melhores condições sanitárias, infraestrutura e serviços básicos necessários ao desenvolvimento de comunidades carentes da Capital, com obras de drenagem, urbanização de vias, além da construção de novas escolas, creches e Areninhas.
Com financiamento do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e recursos do Tesouro Municipal, o programa irá atender 1.115 ruas, nas 12 Regionais da Cidade, sendo mais de 160.000 pessoas beneficiadas. A meta é concluir todo o projeto até 2025.