Legislativo

Nossa Casa é de Todos; leva cidadania, saúde e serviços gratuitos à população da Regional 7

Moradores da Sapiranga e bairros vizinhos tiveram acesso gratuito a serviços de documentação, saúde, assistência social, orientação jurídica e cultura neste sábado (27), durante a sexta edição do programa “Nossa Casa é de Todos”, realizada na pracinha da Travessa Nova Jerusalém, no bairro Sapiranga. A iniciativa é promovida pela Câmara de Fortaleza (CMFor) e contou com a presença do presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB), do 2º vice-presidente, vereador Dr. Luciano Girão (PDT), da vereadora Professora Adriana Almeida (PT), do vereador Benigno Junior (Republicanos), de representantes do bairro e da população beneficiada pelos serviços.

Entre os serviços disponibilizados estavam a emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF, Bilhete Único, Carteira do Idoso, Carteira de Estudante, CIPTEA e Cadastro Único. Para muitos moradores, a edição representou a chance de resolver pendências que se arrastavam há anos.

Viviane Justiniano, moradora do bairro, foi uma delas. Há tempos queria regularizar a primeira via da identidade do filho, mas sempre foi difícil conciliar uma folga com a disponibilidade de vaga no mesmo dia e horário. Neste sábado, resolveu tudo a poucos passos de casa.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Tentei fazer pelo site faz um tempo, mas nunca tinha vaga disponível. Hoje tive folga e vim aproveitar para resolver isso.”

Na área da saúde, a população contou com consultas de clínico geral e pediatra, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação. A Secretaria Municipal da Proteção Animal também marcou presença, oferecendo imunização gratuita para cães e gatos, atraindo tutores desde o início da manhã.

Dona Mirtes Ribeiro, moradora da Sapiranga, chegou entre as primeiras. Ela trouxe o animal de estimação para vacinar e destacou o que faz a diferença para quem depende desse tipo de ação.

“A gente não tem tempo, e vacinar é caro. Estando de graça, é muito melhor. Como é bom ter esse serviço pertinho de casa, devia vir todo mês. Aqui tem muitos serviços, muitas oportunidades.”

Advertisement. Scroll to continue reading.

Concessionárias como Enel e Cagece, além de órgãos como Sefin e INSS, também integraram a programação com atendimentos presenciais. O acesso à cidadania foi reforçado pela orientação jurídica, com atendimentos da Defensoria Pública do Estado, do Procon, da Procuradoria Especial da Mulher da CMFor e do Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider.

Para o presidente Leo Couto, a ação reafirma o papel do Legislativo como estrutura presente no cotidiano das comunidades.

“O Nossa Casa é de Todos representa uma Câmara que vai ao encontro das pessoas. Nosso compromisso é aproximar o cidadão dos seus direitos, levando serviços essenciais, escutando as demandas da comunidade e fortalecendo a relação entre o Legislativo e a população. Esse é o papel de uma Câmara cada vez mais presente nos bairros de Fortaleza”, afirmou o presidente.

O vereador Dr. Luciano Girão destacou a expectativa alta desde a edição anterior, realizada no bairro Planalto Ayrton Senna.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“É uma felicidade estar aqui no Nossa Casa, trazer a Câmara Municipal para o nosso querido bairro Sapiranga, com quem temos um relacionamento muito especial. Há um mês, quando estivemos no Planalto Ayrton Senna, com toda essa estrutura e o apoio do prefeito Evandro Leitão, eu já avisava: a próxima é aqui, na nossa querida Sapiranga e adjacências.”

A programação incluiu ainda apresentações culturais com o tradicional Show de Talentos, que valorizou artistas locais e transformou a pracinha em espaço de convivência e integração entre a comunidade.

Além de descentralizar serviços públicos e aproximar o Legislativo da população, o “Nossa Casa é de Todos” reúne, em um único espaço, órgãos e instituições de diferentes esferas. Após a edição deste sábado, o programa entra em pausa temporária em razão do período eleitoral, seguindo recomendação do Ministério Público, e retomará suas atividades ao término do processo eleitoral.

Veja a cobertura completa:

Advertisement. Scroll to continue reading.

Fotos: José Leomar

Fonte da matéria

Advertisement. Scroll to continue reading.

Em alta

Fortaleza

Gestores de mais de 190 cidades estão em Fortaleza, cidade sede do evento, para discutir segurança cidadã. Fórum começou nesta terça-feira (26/09), e segue...

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Estado do Ceará

Mais de 18 mil novas famílias passam a ser beneficiárias do cartão Ceará Sem Fome, a partir deste mês. A atualização anual de beneficiários...

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR

Sair da versão mobile