A Prefeitura de Fortaleza deu início à implantação da nova sinalização nas filas prioritárias dos terminais de transporte público para beneficiar as pessoas com espectro autista, mobilidade reduzida e deficiência não aparente. A medida tem o objetivo de se adequar à Lei nº 14.626/23, publicada no Diário Oficial da União no dia 20 de julho de 2023, que dá direito ao atendimento prioritário para esses grupos. A ação está sendo coordenada pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
Advertisement. Scroll to continue reading.
Os terminais de Messejana, Parangaba e Papicu foram os primeiros a receber a nova sinalização, que até o final deste ano deve ser implantada nos terminais Antônio Bezerra e Siqueira. A iniciativa, pioneira entre as capitais do Brasil, demonstra o compromisso de Fortaleza com a inclusão e a acessibilidade de todos no transporte público. “Fortaleza continua a liderar o caminho na busca por um ambiente mais inclusivo e acessível para todos no transporte público. Essa é uma mudança importante no sentido de fazer de nossa cidade um ambiente mais respeitoso e acolhedor para todos os cidadãos”, afirma o presidente interino da Etufor, Raimundo Rodrigues.
A nova lei sancionada amplia a legislação anterior que garantia prioridade no atendimento apenas a pessoas com deficiência, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas obesas. A mudança visa reconhecer e atender às necessidades específicas de outros grupos de pessoas, garantindo a acessibilidade e inclusão.
Advertisement. Scroll to continue reading.
Colar girassol
Em julho deste ano, a Lei nº 14.624 foi sancionada e oficializou o uso do colar de girassol como símbolo de identificação para pessoas com deficiências ocultas, aquelas cujas necessidades especiais podem não ser imediatamente perceptíveis.
Advertisement. Scroll to continue reading.
Este símbolo tem como objetivo oferecer assistência e reconhecimento às pessoas com deficiências não visíveis, proporcionando-lhes uma experiência mais inclusiva e confortável em locais públicos e serviços.