Siga-nos

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Fortaleza

Novo Terminal José de Alencar começa a funcionar nesta quinta-feira (27/06)

O prefeito José Sarto entregou, nesta quinta-feira (27/06), o novo Terminal José de Alencar, localizado no Centro da Cidade. Este é o quarto terminal inaugurado durante a gestão, ocupando o espaço onde antes ficava o antigo Beco da Poeira. O local atenderá cerca de 55 mil passageiros por dia com a oferta de 31 linhas de ônibus, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos pelo Centro, além de substituir o antigo terminal aberto da Praça da Estação.

De acordo com o prefeito, o novo terminal trará mais agilidade e acessibilidade para o Centro de Fortaleza, além de revitalizar o comércio na região. “Este é um terminal totalmente novo, para atender mais de 55 mil pessoas por dia. É um equipamento que vai beneficiar toda a população de Fortaleza. Além disso, comerciantes já falaram comigo que, com o terminal entregue, várias lojas vão ser aquecidas e reabrir. Antes, nós tínhamos um contingente de ônibus que ficavam espalhados pelo Centro, dificultando o trânsito. Agora, com o terminal, vamos evitar esses transtornos e trazer conforto à população com segurança e videomonitoramento”, relatou Sarto.

O equipamento possui três plataformas cobertas para embarque e desembarque, com mais de 2 mil metros quadrados de área, passarelas elevadas para pedestres, rampas e piso tátil para acessibilidade, sistema de drenagem e pavimentação em concreto de alta durabilidade. A escolha do material foi determinada pelo intenso tráfego de ônibus na região, assegurando resistência e durabilidade para a via.

O projeto também incluiu a instalação de banheiros, sala de apoio para motoristas, refeitório, paisagismo, mobiliário urbano e gradis entre as plataformas para garantir segurança e organizar o fluxo de pedestres.

Samuel Dias, titular da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), comentou que o novo equipamento foi construído levando em consideração as demandas dos usuários do Centro e reafirmou que uma importante etapa do plano do governo foi concluída. “O prefeito Sarto se comprometeu a entregar quatro terminais e este é o quarto, comprindo com o plano de governo. Além disso, seguindo a demanda do Sarto, toda essa obra foi feita ouvindo a população, conversando com as pessoas que usam esses equipamentos todos os dias. Lembrando que mais de 90% de nossas obras são nos bairros mais pobres, essa não é uma obra da periferia, mas que atende a periferia de Fortaleza, que vem trabalhar e comprar aqui no Centro”.

Assis Cavalcante, presidente da Câmara de Lojistas de Fortaleza (CDL), confirmou que esta era uma obra bastante aguardada e reforçou que ela beneficiará a economia da região. “Há mais de 20 anos aguardávamos uma intervenção dessa no Centro de Fortaleza. Esse Terminal, junto da Praça José de Alencar requalificada, dará vida ao Centro. É um conforto, um local bom e seguro, era tudo que nós lojistas precisávamos, pois as pessoas vão parar aqui no Centro e desfrutar com melhor qualidade as ruas comerciais”.

Além disso, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) sinalizou toda a área interna e do entorno do Terminal José de Alencar com a implantação de dois novos semáforos no cruzamento da Rua 24 de Maio x Rua Guilherme Rocha, e Rua 24 de Maio x Rua Liberato Barroso. O equipamento semafórico situado na Av. Tristão Gonçalves x Rua Liberato Barroso também foi reconfigurado com a inclusão de mais um estágio.

Localizado ao lado da estação de metrô, entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso, o novo terminal facilitará a integração entre os modais ônibus e metrô, proporcionando maior conforto, comodidade e eficiência para os usuários do transporte público. O investimento total nas obras foi de R$ 13,4 milhões.

O aposentado Francisco das Chagas disse que o Terminal está bonito e espera que o poder público e a população colaborem na manutenção do equipamento. “Olha, tá bonito o que fizeram aqui. Deu uma segurança para a gente e tá bem melhor do que as paradas espalhadas pela praça. É o primeiro dia, né? Espero que continue assim, tem que zelar e cuidar, espero que fique bonito nos outros dias”.

Já Amanda Azevedo foi surpreendida pelo Terminal. Ela foi levar o filho Benjamin para consultas médicas e conheceu o novo equipamento. “Olha, eu ando muito aqui no Centro e gostei. É mais organizado e também conheci agora, espero que se mantenha bonito”.

Operação

O Terminal José de Alencar reunirá 31 linhas de ônibus, distribuídas entre as três plataformas existentes, e beneficiará em torno de 55 mil passageiros. O novo equipamento vai interligar as linhas que passam pelo Centro a outros terminais de Fortaleza e aquelas oriundas de diversos bairros, como Antônio Bezerra, Parangaba, Bela Vista, Planalto Ayrton Senna e Bom Jardim, facilitando o deslocamento do usuário.

Clique para abrir o mapa com as linhas e os novos pontos de paradas

A previsão é de que sejam realizadas em torno de 1.060 viagens por dia, com um total de 133 veículos/dia.

Para tanto, nove pontos de parada localizados no Centro migrarão o embarque e desembarque para o novo terminal. Os pontos de parada desativados são localizados nas ruas Castro e Silva, Pedro I e General Sampaio e na Av. Tristão Gonçalves.

Também foi necessária a alteração no tráfego da região. Diante da nova configuração viária, a AMC implantou sentido único de circulação na Rua Guilherme Rocha no trecho compreendido entre a Rua 24 de Maio e a Rua Gal Sampaio. Já a Rua Liberato Barroso teve seu sentido invertido entre a Rua 24 de Maio e a Av. Tristão Gonçalves, passando a concentrar o fluxo veicular no sentido leste-oeste.

Em alta

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

ANÁLISE POLÍTICA

A vereadora Estrela Barros (Rede) tem enfrentado críticas depois dos discursos realizados na Câmara de Vereadores de Fortaleza.  Logo que deixou a base do...

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Grande Pirambu

A lotérica Casa da Sorte anunciou que vai mudar de endereço a partir do dia 14/01. Após quase 10 anos de operação no bairro...

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR CONTATO 85 99631-2719