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Estado do Ceará

Pacientes da Rede Sesa passam a receber confirmação de consultas ambulatoriais por WhatsApp

Para aperfeiçoar a comunicação com a população cearense, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou o envio de mensagens via WhatsApp com o objetivo de confirmar o agendamento de consultas ambulatoriais em hospitais da rede estadual. O contato com os pacientes é feito pelo número (85) 98682-9000.

O secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, anunciou a novidade por meio das redes sociais, ao lado da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho. “A taxa de pessoas que marcam e que não vão fazer a sua consulta é em torno de 30%. Ou seja, a cada dez pessoas, três não aparecem quando um exame, consulta ou cirurgia é marcada. Dessa forma, acaba tirando a vaga de outra pessoa, se prejudicando, e acaba prejudicando todo o sistema de saúde. Isso é ruim para todo mundo”, pontuou Chagas.

“Através do WhatsApp do Governo, que o número é (85) 98682-9000, a partir desta semana, estamos mandando mensagens para quem marcou consulta. O serviço público, o Sistema Único de Saúde (SUS), que atende 82% da nossa população, agora vai estar lembrando o usuário cearense sobre a sua consulta”, complementou Chagas Vieira.

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Os usuários são informados pelo aplicativo sobre a data e o horário do atendimento, o nome da especialidade e o local da consulta. Inicialmente, durante a fase de teste, o serviço contemplou o Hospital São José (HSJ) e o Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv). A partir desta semana, outras nove unidades — localizadas em Fortaleza e no interior — serão integradas à iniciativa.

Feliz por mais esse serviço sendo oferecido a população, a secretária de Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, destacou a necessidade da população gravar o número e saber que trata-se de um serviço, para que a ação atinja seu propósito. “É extremamente importante que os usuários gravem o número para atender e entender que é um serviço do Governo do Ceará. Não é um trote”, enfatizou. “É por esse número que vamos confirmar a sua consulta e conseguir melhorar o atendimento da população em nível ambulatorial. Com o tempo, iremos progredindo, para as consultas, exames e cirurgias”, afirmou a secretária Tânia.

A novidade surpreendeu a dona de casa Ana Luiza Calaça, 24. Moradora de Tamboril, a cerca de 290 km de Fortaleza, ela recebeu a mensagem confirmando a consulta da filha Lorrana da Silva, de quatro anos, no Helv. A criança passou por cirurgia de amígdalas e adenoide em abril deste ano e retornou na última quinta-feira (29) à unidade para ser avaliada por um especialista após o procedimento.

Ana Luiza Calaça recebeu a mensagem com a confirmação da consulta da filha Lorrana no Hospital Estadual Leonardo da Vinci

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“Achei ótimo, porque não me deixaram esperando e, muito menos, com aquela angústia de não saber quando seria o atendimento ou se estava confirmado. Não sou de Fortaleza e estava com receio de vir e não ser atendida. Quando recebi a mensagem, fiquei muito feliz”, relatou. Para receber os alertas, é fundamental que os pacientes estejam com todos os dados cadastrais atualizados nos sistemas dos hospitais, especialmente o número de telefone. A atualização pode ser feita no momento do agendamento da consulta na unidade.

A médica infectologista e coordenadora do Núcleo de Telessaúde da Sesa, Melissa Medeiros, afirma que o serviço visa reduzir faltas às consultas, bem como facilitar o contato do paciente com a unidade de saúde. “As pessoas receberão lembretes até 10 dias antes de a consulta acontecer, para que elas se programem e consigam chegar no horário marcado. Isso tem o objetivo de diminuir as taxas de absenteísmo e também permite que o paciente possa, por exemplo, remarcar o atendimento para outra data. Lembrando que a mensagem é somente um reforço para a confirmação já recebida previamente pelo paciente no próprio hospital”, explica.

Segurança

A Sesa reforça que as mensagens serão enviadas exclusivamente pelo número (85) 98682-9000. Portanto, a população deve desconsiderar informações fornecidas por outros contatos. “É muito importante que os pacientes estejam atentos ao número para evitar confusões e não cair em possíveis tentativas de golpe. Aproveito para lembrar que todos os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde são gratuitos e qualquer tipo de cobrança deve ser denunciada”, ressalta Melissa.

Ainda segundo a gestora, a adoção do serviço representa mais uma estratégia da Sesa para ampliar o acesso à informação e tornar a assistência mais ágil e eficiente. “Temos como premissa na Secretaria proporcionar uma experiência cada vez melhor aos nossos pacientes. O sistema de alertas é um passo importante para que a saúde pública seja mais resolutiva e centrada nas necessidades da população”, pontua.

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