No Pequeno Expediente desta quinta-feira (30), a vereadora Professora Adriana Almeida (PT) afirmou que a Prefeitura deve avançar no pagamento dos lotes da Pecúnia a professores da rede pública, uma demanda antiga da categoria. Segundo ela, há um grupo de profissionais que já integra o atual lote e deve ter os valores pagos ainda este ano. A Professora Adriana Almeida (PT) afirmou que, até julho de 2027, toda a fila deverá estar zerada, dentro de um cronograma fixo.
De acordo com a vereadora, a proposta da gestão municipal é dar previsibilidade aos beneficiários, garantindo que todos saibam previamente quando irão receber, com expectativa de que a fila de pagamentos seja zerada no próximo ano.

A parlamentar também destacou que os recursos destinados ao pagamento vêm sendo ampliados gradualmente. Inicialmente estimados em R$ 40 milhões, os valores pagos em 2026 devem chegar a R$ 50 milhões, conforme compromisso assumido pelo prefeito. A Pecúnia é o pagamento em dinheiro da licença-prêmio que não foi usufruída pelos servidores da Rede Municipal de Ensino.
A vereadora Professora Adriana Almeida (PT) também convidou para ato público alusivo ao Dia do Trabalhador, previsto para acontecer às 15h do dia 1º de maio (sexta-feira), com concentração no Espigão da avenida Rui Barbosa, na Praia de Iracema. “A CUT, as centrais sindicais e os sindicatos estão chamando para um grande ato para reafirmarmos a nossa luta em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras, em especial a luta pelo fim da escala 6X1, um projeto discutido em nível nacional”, afirmou.
Gestão urbana

O vereador Benigno Junior (Republicanos) agradeceu a pronta disponibilidade da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), que atendeu solicitação enviada pelo parlamentar de serviços de limpeza, capinação, poda e iluminação na Praça do Parque Parreão II. O parlamentar também defendeu o alinhamento do governo municipal com o governo estadual como forma de promover e dar celeridade ao atendimento de políticas públicas para a população.

O vereador Professor Aguiar Toba (PRD) relatou que, em visita técnica realizada na tarde de ontem (29) no bairro Cajazeiras, na Regional 9, foi identificada a necessidade de manejo de cobertura vegetal na área. “Lá tem um braço do rio Cocó, e a área está com bastante vegetação. Nessa época do ano, os animais que vivem ali tendem a ir para as ruas e muitos acabam sendo atropelados. Ontem (29), falei com Lucas Carvalho, o secretário daquela Regional, sobre a limpeza e a poda das árvores no local, além de serviços como pavimentação e pintura de meio-fio”, disse. O parlamentar reforçou que todos os requerimentos foram formalmente protocolados, e agradeceu a disponibilidade e a capacidade de cooperação do secretário Lucas Carvalho, da Regional 9.
Fotos: Érika Fonseca



