O prefeito José Sarto assinou, nesta quarta-feira (04/10), a ordem de serviço para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Residencial Yolanda Queiroz. O novo equipamento terá três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) para acolher a população que reside nas proximidades do bairro Edson Queiroz e seu entorno. Como destacou Sarto, a construção faz parte do pacote de investimentos da saúde, anunciado no mês de abril.
“Estamos assinando a ordem de serviço para um posto de saúde que será totalmente climatizado e onde teremos três equipes de saúde da família, se adequando às necessidades do Residencial e do seu entorno. Isso faz parte do nosso pacote de requalificação, que irá construir 16 novas unidades, além de contar com as carretas, que são seis unidades móveis. Já recebemos três e mais três estão a caminho. Além disso, inauguramos três Farmácias Polo e agora contamos com a telemedicina, com a disponibilidade virtual dos resultados de exames e também com os Tuk-Tuks dos Remédios”, defendeu o prefeito Sarto.
O projeto prevê a construção de um posto de saúde com cerca de 375 metros quadrados de área construída, com sala de espera, triagem, além de consultório para prevenção ginecológica e odontologia. O equipamento contará, ainda, com sala de vacinação, coleta, curativo, esterilização, sala de observação, setor administrativo, almoxarifado, dentre outros novos espaços que vão auxiliar os profissionais da saúde.
“Essa comunidade está sendo beneficiada com uma estrutura nova de saúde, que deverá trazer todo o serviço de atenção primária: farmácia, saúde da família e exames. Nosso objetivo é esse, levar a todas as comunidades, até as mais distantes, a qualificação de atendimento. Hoje nós estamos com 80% de cobertura de atenção primária, e vamos avançar ainda mais”, defendeu o secretário da saúde Galeno Taumaturgo.
Com investimento de R$ 1,4 milhão, as obras terão prazo de execução de 7 meses e serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura, comentou que, além do posto, o Residencial irá receber outras melhorias. “A Prefeitura está chegando com força aqui na comunidade, com um posto de saúde novo. Aqui do lado, tem também uma Areninha, que foi feita pelo Governo do Estado. Nós iremos fazer todo o entorno dela, com academia de ginástica, área de lazer e playground, para todas as crianças terem acesso a esporte e também gerar emprego e renda para a comunidade”.
Adriana Sousa, moradora do Residencial Yolanda Queiroz, celebrou a assinatura de construção do novo posto de saúde. “Muito bom, pois a gente precisa se deslocar para muito longe para ter atendimento. Fiquei muito feliz e muitas pessoas aqui também. E é isso, a gente espera que venha coisas ainda melhores para a gente”.
Estiveram presentes na assinatura da ordem de serviço os vereadores Luciano Girão, Robério Sampaio, Ana Aracapé, Cláudia Gomes, Marcelo Lemos, Wander Alencar, Dummar Ribeiro, Eulógio Neto e Heitor Holanda.
Pacote de investimentos na saúde da Capital
O novo posto de saúde que será construído no residencial Yolanda Queiroz faz parte do pacote de investimentos na saúde, anunciado pelo prefeito José Sarto em abril deste ano.
Estão sendo investidos, aproximadamente, R$ 130 milhões, com objetivo de garantir mais qualidade e eficiência nos serviços à população, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais da rede municipal de saúde.
As obras estão ocorrendo em diferentes bairros da Capital, conforme o cronograma, e incluem reformas, requalificações, novos equipamentos e serviços. A expectativa é de conclusão até o fim de 2024.
Construção de 16 novos postos de saúde (três unidades em construção)
– Reforma de outros 96 postos (sete unidades entregues e outros 28 em obras)
– Reconstrução total de nove postos (três unidades em execução atualmente)
– Novos quatro Centros de Atenção Psicossocial- Caps (uma unidade entregue)
– Reestruturação das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPA) gerenciadas pelo Município (intervenções já iniciadas)
– Implantação de nove farmácias polo (três unidades entregues)
– Chamamento de médicos para compor a Atenção Primária à Saúde (91 médicos convocados) + 63 profissionais empossados na Rede de Atenção Psicossocial (Raps)
– Avanços no App Mais Saúde (três novos serviços entregues)
– Telemedicina (primeira fase implantada)
– Programa Vem Saúde
• Tuk-Tuk dos remédios: seis triciclos elétricos (cada um pode carregar até 500 kg)
• Postos de saúde móveis: seis carretas / unidades móveis que ofertam todos os serviços da Atenção Primária