Connect with us

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Fortaleza

Prefeito Sarto fiscaliza obras de reconstrução da Ponte dos Ingleses, serviços no novo piso chegam a 80% de conclusão

As intervenções de reconstrução da ponte tiveram início em julho deste ano, logo após o prefeito anunciar que a gestão municipal assumiria as obras

O prefeito José Sarto visitou, na tarde desta quinta-feira (07/12), as obras de reconstrução da Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, que totalizam, atualmente, 80% de execução dos serviços de instalação do novo piso. As intervenções de reconstrução da ponte tiveram início imediato, ainda em julho deste ano, logo após o anúncio do prefeito Sarto de que a gestão municipal assumiria as obras. Após a fabricação das peças de concreto na fábrica de pré-moldados, os pisos agora estão sendo instalados na ponte, onde recebem a concretagem no local.

“A requalificação da ponte já está bem adiantada. A primeira etapa, de construção do piso, a concretagem, está com 80% de conclusão. Agora iremos fazer o guarda-corpo e até janeiro concluiremos essa primeira parte da obra. A segunda etapa, que são os quiosques, toda a parte de paisagismo, será realizada até o início do segundo semestre do ano que vem. A reconstrução da Ponte dos Ingleses é o resgate da história de Fortaleza, e ela está dentro de um conjunto de equipamentos da Praia de Iracema e da Beira Mar de Todos. Quando terminarmos a Ponte dos Ingleses e a Praia de Iracema, teremos a orla mais bonita do mundo”, afirmou o prefeito José Sarto.

Esta primeira etapa das obras de requalificação deve ser finalizada em janeiro do próximo ano, e prevee a instalação do novo piso e todo o guarda-corpo do equipamento. Neste mesmo período, as obras seguem para a fase de urbanização, com a instalação dos quiosques, postes de iluminação, tablado do pôr do sol e demais características originais da ponte, que serão mantidas conforme projeto.

De acordo com o secretário da Infraestrutura Samuel Dias, o piso em concreto deve proporcionar mais resistência, durabilidade e segurança para o equipamento. “A ponte teve o piso de madeira completamente destruído durante a ressaca. Na reconstrução, foi tomada a decisão de fazer um piso em concreto, resistente a esse tipo de intempérie, para dar mais segurança a quem frequentar a ponte. Lembrando que quando ela foi construída, no começo, com a intenção original de ser um atracadouro de barcos, ela possuía o piso de concreto. Parte da estrutura do piso é pré-moldada e parte moldada aqui. Já estamos na fase de conclusão, com mais de 80% do piso pronto, e na próxima semana chegaremos a 100%, antes do prazo que havíamos dado”, informou o secretário.

As obras de reconstrução da Ponte dos Ingleses estão sendo executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e devem ser entregues no segundo semestre de 2024, junto com as obras de requalificação da Praia de Iracema.

As obras de urbanização da orla já estão avançadas, com 45% dos serviços realizados, com a construção do novo calçadão da Praia de Iracema, desde a Av. Rui Barbosa até a Rua dos Arariús. A meta é entregar este primeiro trecho das obras antes da festa de Réveillon, que neste ano será o maior evento da história da capital cearense.

Na Av. Historiador Raimundo Girão, também já foi finalizada toda a nova pavimentação com piso intertravado, ciclovia e calçadas. No local faltam ser concluídos apenas os serviços de sinalização da via e paisagismo.

Atualmente, outras três frentes de serviços acontecem simultaneamente no calçadão da Praia de Iracema. Próximo ao Estoril estão sendo construídos os novos passeios e instalados mobiliários urbanos; na Av. João Cordeiro está sendo feita a ampliação da rede de drenagem; e na Ponte dos Ingleses acontecem os serviços de reconstrução do equipamento com a instalação das lajes e concretagem do novo piso.

Sobre as obras

Com investimento de cerca de R$ 26,1 milhões, as obras de requalificação e urbanização da Praia de Iracema, iniciadas em abril deste ano, abrangem toda a orla, desde a Av. Rui Barbosa até o Poço da Draga, nas proximidades da antiga Ponte Metálica.

O projeto prevê a criação de novos passeios, reconstrução do calçadão da Praia de Iracema, criação de pequenas praças, caramanchões, Areninha, ciclovia, nova iluminação em LED, banheiros públicos, novas vagas de estacionamento e paisagismo em toda a sua extensão, tornando o clima mais ameno e proporcionando mais sombreamento na região.

O projeto prevê, ainda, a requalificação da Ponte dos Ingleses e a urbanização do espigão do Poço da Draga, com a construção de um mirante contemplativo para apreciar o pôr-do-sol, além de uma plataforma para saltos ao mar, atividade que já virou tradição na região.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

ANÁLISE POLÍTICA

A vereadora Estrela Barros (Rede) tem enfrentado críticas depois dos discursos realizados na Câmara de Vereadores de Fortaleza.  Logo que deixou a base do...

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Grande Pirambu

A lotérica Casa da Sorte anunciou que vai mudar de endereço a partir do dia 14/01. Após quase 10 anos de operação no bairro...

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR CONTATO 85 99631-2719