O prefeito de Fortaleza, José Sarto, reuniu-se com representantes de entidades estudantis, na tarde de sexta-feira (23/09), no Paço Municipal, e anunciou o pagamento do auxílio financeiro referente às carteirinhas de 2023. Na ocasião, o gestor reafirmou o compromisso de garantir o passe livre a todos os estudantes de Fortaleza, oferecendo duas passagens gratuitas em dias úteis, mantendo também o benefício da tarifa estudantil para as demais passagens.
“Eu sei da luta histórica que a classe estudantil teve em relação ao passe livre. Agora, após meses de estudo, com responsabilidade, vamos garantir esse benefício a todos os estudantes, sem nenhuma condicionalidade. Acredito que nas próximas semanas enviaremos a mensagem à Câmara Municipal para aprovação”, afirmou Sarto.
O passe livre será concedido através de duas passagens diárias, de segunda a sexta-feira, para qualquer estudante que possua a carteira estudantil unificada com o Bilhete Único, independente do nível de ensino. O novo benefício não irá afetar a política de meia-passagem, direito dos estudantes de Fortaleza que continuará valendo após as duas passagens concedidas pelo passe livre. A decisão foi anunciada em agosto, após estudo feito por um grupo de trabalho focado em melhorias no transporte público da cidade.
A decisão foi celebrada pelas 11 entidades presentes na reunião, que ressaltaram a importância desta conquista para a categoria. “Foi uma reunião muito proveitosa, que esclareceu muitas dúvidas nossas. Essa é uma grande conquista para os estudantes de Fortaleza. Agradecemos muito à Prefeitura por esse momento e por garantir um compromisso que o movimento estudantil luta há tanto tempo e que finalmente será firmado”, ressaltou Vitorya Almeida, representante da Casa do Estudante.
Além dela, estiveram presentes representantes da União Estudantil Fortaleza (Unefort) União Nacional dos Estudantes (UNE), União dos Estudantes Secundaristas do Ceará (UESC), Centro EstudantIl Cearense (CESC), União Fortalezense dos Estudantes (UFES), Associação dos Estudantes do Estado do Ceará (Asesc), União Estadual dos Estudantes Cearenses (UEE), Insituto Movimento, Associação dos Estudantes de Fortaleza (Asesf) e União dos Estudantes de Fortaleza (Uesfor).
Durante a reunião, Sarto ressaltou o compromisso de liberar o pagamento do auxílio financeiro concedido às entidades até a primeira semana de outubro. De acordo com a lei aprovada na Câmara Municipal e publicada no Diário Oficial do Município em julho deste ano, a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), renovou a concessão do auxílio financeiro a 16 entidades estudantis credenciadas pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
A Etufor regulamenta e fiscaliza o processo de emissão de carteiras estudantis em parceria com a SDHDS, sendo responsável pelo cadastro dos alunos e a remessa dos dados para a confecção dos documentos na gráfica licitada. A empresa de transporte recebe as carteiras já confeccionadas para desbloqueio que posteriormente são entregues às entidades, que são responsáveis pela distribuição nas instituições de ensino.
O benefício financeiro, portanto, deve ser utilizado na elaboração de listagens, logística e distribuição das carteiras estudantis. O valor repassado a cada entidade é calculado através do número de solicitações de carteiras confeccionadas por cada grupo.