Connect with us

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Fortaleza

Prefeitura amplia Bicicletar com 105 novas estações na cidade

Com a expansão, o Bicicletar passará a contar com 300 estações até 2024, sendo 185 dessas financiadas diretamente pela Prefeitura

Avançando na priorização do modal cicloviário como meio de transporte, a Prefeitura de Fortaleza está expandindo o sistema de bicicletas compartilhadas para mais áreas da cidade. Serão implantadas 105 novas estações do Bicicletar e sete do Mini Bicicletar até o final do próximo ano. O objetivo é incentivar e democratizar a utilização deste meio ativo e sustentável, atendendo à população de áreas que ainda não foram contempladas com o projeto.

Custeados exclusivamente com recursos municipais, os novos equipamentos devem beneficiar bairros como José Walter, Maraponga, Mondubim, Bom Jardim e Vila Velha, dentre outros. Além da ampliação, uma das novidades é que o sistema será modernizado com pelo menos 100 bicicletas elétricas dotadas de pedal assistido e autonomia mínima de 50 km para proporcionar maior conforto e praticidade no ir e vir.

“É nosso intuito melhorar as condições de deslocamento dos ciclistas. Com isso, fortalecemos cada vez mais o uso da bicicleta, um transporte limpo, eficiente e acessível, como forma de deslocamento, seja para trabalho, lazer e demais atividades cotidianas”, reforça Isabela Castro, coordenadora de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

O Bicicletar é considerado o maior sistema de bicicletas compartilhadas no Brasil em número de estações por habitantes e é o terceiro colocado em número total de estações, atrás somente do Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente, são 195 estações implantadas por diversos bairros da cidade. 80 dessas contam com o patrocínio da Unimed Fortaleza. O restante é financiado pela Prefeitura.

Desde o início do sistema, que começou a operação em 2014, já foram contabilizadas mais de 6,5 milhões de viagens e há mais de 400 mil usuários cadastrados. O público infantil também tem à disposição 13 estações do Mini Bicicletar. “O nosso programa de bicicletas compartilhadas é, acima de tudo, um modo de transporte público amplamente utilizado pelos fortalezenses. Prova disso é que 70% dos usuários utilizam o sistema por meio do Bilhete Único, ou seja, de forma totalmente gratuita”, enfatiza a técnica.

Até dezembro de 2024, será disponibilizado um total de 300 estações para adultos e 20 para crianças. A ampliação do Bicicletar faz parte do Pedala Mais Fortaleza, nova política cicloviária que pretende dobrar o número de ciclistas de 5% para 10% nos próximos 10 anos. O avanço significa passar de 235 mil para 470 mil pessoas utilizando a bicicleta como principal meio de transporte diariamente, tornando Fortaleza a Capital Latino-americana das Bicicletas.

Infraestrutura cicloviária

Assim como o Bicicletar, outras políticas públicas de incentivo à bicicleta seguem avançando. A malha cicloviária da cidade conta, atualmente, com 430,3km de extensão. Serão implantados mais 69,7 km até o final do ano que vem, atingindo a marca de 500km de ciclovias e ciclofaixas na gestão do prefeito José Sarto.

De acordo com o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Fortaleza é a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à infraestrutura cicloviária. Mais de 50% dos habitantes moram a menos de 300 metros de alguma ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota ou passeio compartilhado.

“Ao possibilitarmos condições seguras de deslocamento para os ciclistas, promovemos também uma mudança cultural nos fortalezenses de inverter a lógica de priorização do automóvel. Hoje em dia, a política cicloviária está consolidada com crescente número de usuários e redução de mortes dos usuários mais vulneráveis”, esclarece Antônio Ferreira, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

ANÁLISE POLÍTICA

A vereadora Estrela Barros (Rede) tem enfrentado críticas depois dos discursos realizados na Câmara de Vereadores de Fortaleza.  Logo que deixou a base do...

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Grande Pirambu

A lotérica Casa da Sorte anunciou que vai mudar de endereço a partir do dia 14/01. Após quase 10 anos de operação no bairro...

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR CONTATO 85 99631-2719