Siga-nos

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Fortaleza

Prefeitura de Fortaleza inicia Campanha Nacional de Multivacinação 2023

O movimento a favor da imunização vai até o dia 14 de outubro e mobiliza diversos esforços para atualizar a caderneta vacinal do público-alvo

A Campanha Nacional de Multivacinação 2023 teve início no sábado (30/09). Para marcar a ocasião, no dia do lançamento, 22 postos de saúde foram abertos para vacinação. O movimento a favor da imunização vai até o dia 14 de outubro e mobiliza diversos esforços para atualizar a caderneta vacinal do público-alvo. A iniciativa é uma oportunidade valiosa para proteger a saúde individual e coletiva.

Durante a mobilização, serão disponibilizadas todas as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na atualização do esquema vacinal de crianças e adolescentes na faixa etária entre zero e 14 anos, 11 meses e 29 dias, garantindo a proteção contra diversas doenças.

Segundo secretário executivo da Saúde Júlio Ramon Soares, a campanha já é uma tradição. “A gente precisa lembrar que já são 50 anos de programa, e que tudo o que aconteceu na pandemia da Covid-19 evidenciou como a vacinação é importante. Esse é um momento para fortalecer a imunização, de mostrar a importância e o impacto que isso tem na vida da população. Estamos fazendo uma grande mobilização para que as pessoas venham, que tragam seus filhos para vacinar”, declarou.

Segundo Luciana Passos, coordenadora das Redes de Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, o objetivo da Campanha é mobilizar as pessoas para que retomem e coloquem em dia o calendário vacinal das crianças. “Nos últimos anos três, quatro anos, nós tivemos coberturas parciais baixas, principalmente em vacinações como a de sarampo e da pólio, que são doenças erradicadas no Brasil, então o nosso objetivo é intensificar principalmente essas duas coberturas, alcançando a meta preconizada pelo Ministério de Saúde, que é ter acima de 90% das crianças vacinadas”, afirmou.

A empregada doméstica Raimunda Nonata soube do lançamento da campanha pelas redes sociais da Prefeitura e aproveitou o sábado de folga para ir com os filhos Isabele, de 10 anos, e Francisco Everton, 15 anos, tomar as vacinas para Covid-19, gripe e tétano. “É importante atualizar as vacinas, tanto para saúde da gente, como para termos o cartão de vacina sempre em dia. Eu fico muito feliz sabendo que eu e eles estamos protegidos, com mais saúde.”

A dona de casa Marília Oliveira tomou conhecimento da campanha pela escola dos filhos Emanuele, de sete anos, e Estevão, de cinco anos. Enquanto a mais velha tomava as vacinas, o mais novo, que já estava com a carteira atualizada, brincava no posto de saúde. “É bem legal, além de tomar vacina, eles estão brincando e se divertindo. Assim ela ficou mais tranquila e sem tanto medo de entrar na sala, e eu fico mais tranquila, porque eles precisam estar com as vacinas sempre em dia”, contou Marília.

A dona de casa Lenita Soares Silva levou os filhos Artur, de quatro anos, e Marcos Antônio, de 17, para atualizar as vacinas. “Eu fiquei sabendo da campanha por um grupo de Whatsapp. Acho importante porque são muitas doenças aparecendo, e com as vacinas estamos prevenindo.”

Já o laborista Pedro Santos levou a filha Ágata, de dois anos, para colocar as vacinas em dia. “Viemos ver como está a situação da minha filha, porque vacinando ela pega menos doença, a gente se previne mais, é uma saúde.”

Oferta de vacinas em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza oferta imunização em 118 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 18h30. E aos finais de semana e feriados, a vacinação segue em duas unidades para acolher o público, de 8h às 16h30 (o endereço dos locais podem ser conferidos no portal da Prefeitura).

Para ter acesso à vacinação, basta comparecer às unidades, portando documento de identificação. Os profissionais de saúde estão preparados para verificar e orientar sobre as vacinas necessárias e aplicá-las de forma segura.

Vacinas disponíveis para crianças
BCG; Hepatite B; Poliomielite (VIP – inativada e VOP – atenuada); Rotavírus; Pentavalente; Pneumocócica 10; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela; Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Varicela; Hepatite A; Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche); Papilomavírus humano (HPV).

Vacinas disponíveis para adolescentes

Hepatite B; Dupla bacteriana (Difteria e Tétano); Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica ACWY (conjugada), conforme esquema vacinal.

A vacinação contra a covid-19 também está disponível para este público.

Balanço

Fortaleza possui cerca de 63 mil crianças com idade entre zero e 2 anos. Até o mês de agosto deste ano, 8.245 delas estavam com uma ou mais vacinas em atraso na caderneta vacinal. Dentre as vacinas com menor cobertura estão a da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) com 89,5% e a da poliomielite, com 80,9%.

O Município realiza diversas estratégias para ampliar a cobertura, a exemplo da busca ativa realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), visando conscientizar sobre a importância da vacinação.

Dia D de Multivacinação

Ainda como parte da campanha, haverá no próximo dia 7 de outubro, o Dia D de vacinação, nos postos de saúde de Fortaleza. O movimento em prol da vacinação promove a conscientização sobre a importância da imunização e seus benefícios para a saúde individual e coletiva.

Toda a programação do Dia D será divulgada nos próximos dias.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

ANÁLISE POLÍTICA

A vereadora Estrela Barros (Rede) tem enfrentado críticas depois dos discursos realizados na Câmara de Vereadores de Fortaleza.  Logo que deixou a base do...

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Grande Pirambu

A lotérica Casa da Sorte anunciou que vai mudar de endereço a partir do dia 14/01. Após quase 10 anos de operação no bairro...

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR CONTATO 85 99631-2719