
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), lançou, nesta sexta-feira (14/8), o CITInclusiva, programa que reúne projetos estratégicos para ampliar o impacto da ciência, da tecnologia e da inovação na vida da população.
O CITInclusiva funcionará como um hub de inovação, conectando conhecimento, pesquisa, tecnologia e gestão pública. O programa reúne 15 projetos já em execução, com iniciativas voltadas a diferentes áreas, como inclusão, mobilidade, sustentabilidade, saúde, segurança alimentar e qualificação profissional.
Entre as iniciativas, estão a Carteira de Identificação Digital da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), que facilita o acesso a direitos e serviços públicos; o CitiDigital, voltado à inclusão digital e qualificação profissional; o Cientistas da Cidade, que aproxima pesquisadores e universidades da gestão pública; e o Bike para Entregadores, que busca tornar a mobilidade urbana mais eficiente e sustentável.
Como destacou o presidente da Citinova, Osmar Paiva, o CITInclusiva está alinhado ao Plano Fortaleza Inclusiva e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
“As ODS nos possibilitam atuar em diferentes eixos. Nesse sentido, também alinhamos nossas ações aos eixos estratégicos. Antes, a Citinova fazia entregas para secretarias e órgãos do Município. Hoje, ela faz entregas diretamente para a sociedade, e a população se beneficia diretamente dessas ações”, declarou.
A primeira-dama de Fortaleza e presidente do Comitê de Governança do Plano Fortaleza Inclusiva, Cristiane Leitão, ressaltou que a iniciativa busca articular diferentes áreas da administração municipal para ampliar a inclusão na Capital.
“O CITInclusiva nasce com o Plano Fortaleza Inclusiva, trazendo ciência, inovação e tecnologia para direcionar ações voltadas à inclusão. É uma forma de transformar Fortaleza em uma cidade mais acessível, que respeita e inclui todas as pessoas”.
“O papel da Citinova é auxiliar todas as secretarias, não apenas nos projetos do Fortaleza Inclusiva, mas em todas as iniciativas municipais. É um trabalho transversal e intersetorial, levando inovação e tecnologia para os projetos”, concluiu.
Inovação aplicada à cidade

O portfólio de ações do CITInclusiva inclui projetos como o CO.NE Alimenta Fortaleza, o CO.NE Inovaverde Fortaleza, o Ecociti e o Qualidade do Ar, com iniciativas voltadas à segurança alimentar, arborização urbana, economia circular, sustentabilidade e produção de dados para subsidiar políticas públicas.
Também integram o programa o Sistema Acolher, o Vamos Juntos! – Mobilidade Cidadã e o Wifor, ampliando a atuação da Citinova em áreas como atendimento social, mobilidade, inclusão digital e saúde.
Daniel Santos participa do projeto Vamos Juntos!, realizando o transporte dos moradores no Grande Siqueira. Para ele, o serviço facilita o deslocamento e representa uma economia para as famílias.
“O Vamos Juntos faz o deslocamento das pessoas para o posto de saúde, a escola, para deixar as crianças na escola ou visitar um parente. O transporte busca a pessoa na porta e é gratuito. Para a comunidade, tem sido muito importante, porque, além de ser gratuito, representa uma economia. Uma corrida curta de aplicativo pode custar cerca de R$ 7.”
Segundo Daniel, o projeto prioriza mulheres, pessoas com deficiência e idosos e registrou aumento significativo na procura.
“O projeto prioriza mulheres, pessoas com deficiência e idosos. A procura cresceu muito: antes, tínhamos cerca de 80 inscritos; hoje, são 7 mil pessoas inscritas para apenas 300 vagas. Atualmente, são 10 veículos atendendo a região, e acredito que essa procura vai ajudar a Prefeitura a avaliar e ampliar o serviço.”
📰 Fonte Oficial:
Prefeitura de Fortaleza –
🔗 Acessar notícia original


