Siga-nos

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Fortaleza

Prefeitura lança programa Fortaleza Bilíngue

A Prefeitura de Fortaleza lançou na quinta-feira (06/07) o Fortaleza Bilíngue, que será o maior programa gratuito de aprendizado de um segundo idioma na capital. Serão 16 ações divididas em três grandes eixos, voltados aos alunos e professores da rede pública de ensino, profissionais do setor produtivo e para a população em geral, com duração e metodologia adaptados a cada público.

“Com o Fortaleza Bilíngue, pretendemos alcançar em uma década mais de metade da população jovem de Fortaleza, contribuindo para que tenham nível intermediário de um segundo idioma, não necessariamente o inglês. O objetivo é impactar por ano 118 mil pessoas”, afirmou o prefeito José Sarto. Segundo ele, entre os destaques do programa estão a realização de intercâmbios e a criação da Embaixada do Fortaleza Bilíngue. “Esse equipamento vai funcionar permanentemente, oferecendo cursos, espaços culturais, entre outros benefícios”, descreveu.

O Fortaleza Bilíngue tem o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico da cidade, impactando na geração de novos negócios e fortalecendo o turismo. A meta é, em 10 anos, ter metade da população jovem (até 29 anos) da cidade com um nível intermediário de um segundo idioma.

Segundo o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) Luiz Alberto Sabóia, o Fortaleza Bilíngue tem potencial para se tornar referência no Brasil, por ser realizado partir de uma visão integrada. “Não é só ensinar idiomas, é propiciar conexões, propiciar intercâmbio, é trabalhar o tecido urbano com sinalização viária, é um conjunto de elementos baseados em três eixos, com 16 ações, todos integrados”, ressaltou.

Luiz Alberto elencou como principais fundamentos do programa incluir, para promover o desenvolvimento socioeconômico, inovar e tornar Fortaleza uma cidade receptiva para o turismo e para investimentos de modo benéfico para a população. “Fortaleza é uma cidade com vocação turística muito forte. Além disso, segmentos como tecnologia da informação demandam conhecimento de língua estrangeira, então esse conhecimento é um diferencial competitivo imenso para uma cidade como Fortaleza”, explicou.

As 16 ações do programa são: antecipação do ensino da língua inglesa para o 5º ano; parceria com o governo britânico para o fornecimento de material didático complementar para o Fundamental 2; programa de intercâmbio para os alunos da rede pública; intercâmbio para os professores de língua estrangeira da rede municipal; formação continuada para professores de língua inglesa da rede municipal de ensino; projeto de formação em cultura global para alunos da rede pública, com encontros que simulam a Assembleia internacional da ONU; avaliação anual dos alunos; cursos presenciais de inglês e espanhol para profissionais do turismo e da área de serviços;aulas práticas com intercambistas para profissionais de tecnologia; criação do Selo Fortaleza Bilíngue para estabelecimentos; realização do Fortaleza Bilíngue Festival; plataforma EAD de ensino da língua inglesa para todas as idades; trilha de conteúdo em inglês no Youtube e na TV Terra do Sol (canal aberto 42.1); sinalização bilíngue na cidade; cursos de línguas ofertados pelo Imparh; implantação da Embaixada Fortaleza Bilíngue com laboratório, salas multiuso e biblioteca.

Embora alcance faixas etárias e grupos sociais diversos, o programa também se destaca pela integração com a rede municipal de ensino. “O Fortaleza Bilíngue entra com muita força na Rede Municipal de Ensino para fortalecer ainda mais o ensino de inglês do Fundamental 2 e iniciar no Fundamental 1, a partir do 5º ano. A nossa ideia é que gradativamente ele chegue em todo Fundamental 1 também. Vamos começar implantando no 5° ano do Fundamental 1 a partir de agosto, e a ideia é de forma sustentável e gradativa chegar até as séries iniciais”, informou o secretário adjunto da Educação, Jefferson Maia.

O Fortaleza Bilíngue deve impactar diretamente 118 mil pessoas por ano. Para se inscrever, basta acessar o site do programa .

O programa é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) em parceria com as Secretarias Municipais da Educação (SME), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Turismo (Setfor), da Juventude (Sejuv), além do Imparh e da Assessoria de Assuntos Institucionais.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

ANÁLISE POLÍTICA

A vereadora Estrela Barros (Rede) tem enfrentado críticas depois dos discursos realizados na Câmara de Vereadores de Fortaleza.  Logo que deixou a base do...

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Grande Pirambu

A lotérica Casa da Sorte anunciou que vai mudar de endereço a partir do dia 14/01. Após quase 10 anos de operação no bairro...

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR CONTATO 85 99631-2719