A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), vai ampliar a oferta de ônibus do transporte público neste domingo (12/11), para dar suporte aos estudantes que vão participar da segunda etapa de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste domingo, os estudantes farão as questões de Ciências da Natureza e Matemática.
Com o reforço, além da frota regular de 488 veículos, distribuídos em 227 linhas de ônibus, a Prefeitura vai adicionar mais 25 veículos reservas, que ficarão à disposição dos candidatos nos Terminais de Integração de Fortaleza das 10h às 20h30, com a seguinte distribuição:
Terminal Papicu – 04 veículos
Terminal Parangaba – 06 veículos
Terminal Antônio Bezerra – 04 veículos
Terminal Siqueira – 03 veículos
Terminal Messejana – 03 veículos
Terminal Conjunto Ceará – 02 veículos
Terminal Lagoa – 03 veículos
Os usuários do transporte público também vão poder contar com o benefício da Tarifa Social. Aos domingos, com a Tarifa Social em Fortaleza, a passagem passa a custar R$ 3,90 (inteira) e R$ 1,50 (tarifa estudantil).
Vale lembrar que a Prefeitura de Fortaleza garantiu gratuidade do transporte público municipal para as provas do Enem, programadas para os dias 5 e 12 de novembro. A Prefeitura reconhece, com esta medida, a importância do certame como principal ferramenta de avaliação para o acesso às universidades públicas.
A gratuidade no transporte público municipal ocorrerá das 8h às 20h e está garantida para todos os passageiros que possuírem carteira de estudante. O usuário precisa apenas passar o documento no validador e terá a gratuidade computada automaticamente, sem descontar qualquer valor.
Operação de trânsito
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) promoverá uma operação especial de tráfego para facilitar os deslocamentos dos alunos. Agentes e operadores de tráfego circularão em viaturas pela cidade a fim de monitorar os locais de prova com maior movimentação.
Câmeras de videomonitoramento também auxiliarão nos trabalhos com a atuação de técnicos e engenheiros da Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito. Para otimizar o ir e vir, o tempo semafórico será ajustado nos corredores mais movimentados.
O atendimento a ocorrências de trânsito pode ser solicitado pela população por meio do 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).