Um plano de ação para abastecer medicamentos e insumos no Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF) deve ser apresentado até o próximo dia 6 de dezembro. O encaminhamento foi retirado em reunião da Prefeitura de Fortaleza com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça, nesta terça-feira (26).
Nas últimas semanas, o hospital viveu uma série de reclamações de pacientes, acompanhantes e profissionais que trabalham no local. Os problemas vão desde atrasos nos pagamentos de funcionários até falta de remédios e insumos.
Na reunião desta terça, a promotora de Justiça titular da 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, Ana Cláudia Uchoa, ainda solicitou que o Poder Judiciário realize inspeção na unidade para verificar a situação atual da unidade.
A Prefeitura de Fortaleza e a administração do IJF se comprometeram também a apresentar ao MP e ao Poder Judiciário, até o dia 13 de dezembro, a previsão orçamentária para o ano de 2025; a previsão de suplementação orçamentária para o ano de 2024; informações a respeito de despesas a pagar de novembro de 2024 que não foram quitadas e sobre despesas a pagar em dezembro de 2024, além de saldo de caixa.