Siga-nos

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Fortaleza

Professora Adriana Almeida assume Procuradoria Especial da Mulher de Fortaleza

Na manhã desta quinta-feira, 20, a Câmara Municipal de Fortaleza deu um passo importante na defesa dos direitos das mulheres com a posse da vereadora Professora Adriana Almeida (PT) como Procuradora Especial da Mulher. O ato foi conduzido pelo presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB), e marca um momento histórico na Câmara, já que Adriana é a primeira parlamentar a ocupar o cargo.

A posse se deu após a aprovação do projeto de lei complementar nº 5/2025, de autoria da Mesa Diretora, aprovado de forma consensual, que estabeleceu que a Procuradoria Especial da Mulher passasse a ser dirigido por uma vereadora designada pelo presidente da Câmara, além da criar o cargo de Coordenadora da Procuradoria, que deverá ser obrigatoriamente ocupado por uma mulher. A ocupação do órgão por uma parlamentar não irá gerar nenhum custo adicional à Casa, uma vez que a função será exercida sem remuneração adicional à vereadora.

O presidente da Câmara, vereador Leo Couto (PSB) destacou a importância do momento e a relevância da Procuradoria Especial da Mulher na defesa dos direitos femininos. Ele ressaltou que a posse da vereadora Professora Adriana Almeida representa um avanço na luta pela equidade de gênero e pela ampliação da participação feminina na política.

“Hoje é um dia especial para esta Casa. A nomeação da vereadora Adriana Almeida como Procuradora Especial da Mulher reforça nosso compromisso com a garantia de direitos e com a amplificação da voz das mulheres no legislativo. Sabemos dos desafios que ainda enfrentamos, inclusive na representação política, pois temos apenas nove vereadoras em uma cidade cuja população feminina é maioria. Precisamos incentivar e fortalecer essa presença para que a Câmara esteja mais alinhada com a realidade de Fortaleza”, afirmou.

Durante a posse, a nova procuradora projetou como será seu trabalho à frente do órgão. “Assumo este compromisso com a determinação de fortalecer a defesa dos direitos das mulheres e ampliar o acesso à políticas públicas que promovam igualdade e proteção. Nossa prioridade será estruturar ações de combate à violência de gênero, oferecer suporte às vítimas e incentivar a participação das mulheres nos espaços de decisão”.

Adriana também destacou a necessidade de investir na educação e no fortalecimento da rede de apoio. “Vamos trabalhar na criação de programas educativos, na ampliação de parcerias, especialmente com escolas, para promover a conscientização desde cedo. Daremos atenção especial ao empreendedorismo feminino, criando mais oportunidades para que as mulheres conquistem independência financeira”, afirmou. Por fim, reforçou que a Procuradoria será um espaço de acolhimento, escuta ativa e transformação.

O momento contou com a presença da vice-prefeita Gabriella Aguiar (PSD), da primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, da deputada estadual Larissa Gaspar (PT), das últimas procuradoras da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), senadora Augusta Brito (PT) e secretária das Mulheres do Ceará, Lia Gomes (PSB), e a atual procuradora, deputada Juliana Lucena (PT). A participação reforça a parceria entre as Casas Legislativas na defesa dos direitos das mulheres.

Fortalecimento da Procuradoria e compromisso com a defesa das mulheres

A senadora Augusta Brito (PT) relembrou sua luta para a implementação desse órgão em diversos municípios do Ceará e enfatizou o papel fundamental da parceria entre diferentes esferas do poder público, na promoção de políticas de proteção às mulheres. A senadora ressaltou que a estruturação do prédio próprio da Procuradoria na Assembleia só foi possível com o apoio do então presidente e atual prefeito, Evandro Leitão. Além disso, Augusta sugeriu que a nova Procuradora implemente programas educativos nas escolas municipais de Fortaleza, levando debates sobre igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher para a juventude. Finalizando sua fala, a senadora reafirmou seu apoio ao órgão da Câmara e fez a entrega de material contendo a lei Maria da Penha para subsidiar ações da Procuradoria.

A Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, Juliana Lucena (PT), reafirmou seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres, destacando que a igualdade de gênero não é apenas uma causa, mas uma missão que deve ser compartilhada por toda a sociedade. Ela enfatizou a importância do trabalho conjunto para ampliar as ações de proteção e combate à violência contra a mulher, e se colocou à disposição para atuar em parceria com a Procuradoria da Câmara nessa pauta essencial. “A Assembleia Legislativa está de portas abertas para atuarmos juntas na defesa no combate à violência contra a mulher e tenho certeza que nós juntas vamos fazer história”, destacou.

Perfil da nova procuradora

Adriana Almeida é mãe, professora, bióloga e a primeira mulher negra eleita vereadora na Câmara Municipal de Fortaleza pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Ela traz para o cargo sua experiência como sindicalista e liderança feminista, consolidada ao longo de anos de atuação no movimento estudantil e na defesa da educação pública. Sua trajetória é marcada pelo compromisso no combate à violência de gênero, ao feminicídio e à promoção da representatividade feminina na política.

Adriana também compõe a Mesa Diretora da Câmara como 3ª Vogal no biênio 2025-2026. É presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, sendo a primeira professora negra a exercer o cargo desde a criação do colegiado, em 2015. Ocupa a vice-presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, reforçando sua atuação na defesa dos mais vulneráveis. É, ainda, vice-presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS Fundeb) em Fortaleza e membro do Conselho Municipal de Educação.

Sobre a Procuradoria Especial da Mulher de Fortaleza

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Fortaleza foi criada para atuar como um canal de defesa e promoção dos direitos das mulheres. Suas principais atribuições incluem o enfrentamento à violência de gênero, a fiscalização da implementação de políticas públicas e o acolhimento de denúncias de violência e discriminação.

Além disso, a Procuradoria dedica-se à elaboração de projetos legislativos voltados para a equidade de gênero e a proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade. O órgão também desenvolve campanhas de conscientização sobre temas como violência doméstica, assédio e desigualdade de gênero, firmando parcerias com instituições da sociedade civil e organismos governamentais para ampliar seu alcance e eficácia.

Foto: Mateus Dantas

Repórter: Anna Regadas

Em alta

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Estado do Ceará

Mais de 18 mil novas famílias passam a ser beneficiárias do cartão Ceará Sem Fome, a partir deste mês. A atualização anual de beneficiários...

Fortaleza

Gestores de mais de 190 cidades estão em Fortaleza, cidade sede do evento, para discutir segurança cidadã. Fórum começou nesta terça-feira (26/09), e segue...

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR