Quatro pessoas foram vítimas de afogamento nesta sexta-feira (29) no mar da Praia da Leste Oeste, em Fortaleza. As vítimas são três adolescentes de 17 anos e outra de 11 anos, todas resgatadas com vida.
De acordo com os bombeiros, por volta de 11h, agentes avistaram dois rapazes saindo da água e trazendo uma jovem nos braços. Ao se aproximarem, perceberam que a vítima se encontrada expusando muito líquido pelas vias aéreas, contudo havia pulso e respiração, bem como coloração, não sendo necessário iniciar o procedimento de reanimação cardiorrespiratória.
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e a vítima foi transferida para a unidade onde recebeu atendimento adequado da equipe médica, sendo levada em seguida para o Instituto Dr. José Frota, no Centro de Fortaleza.
Durante tarde, a nova ocorrência de afogamento envolveu três adolescentes, sendo duas de 17 e uma de 11 anos. As vítimas tomavam banho na região, quando por volta de 13h não conseguiram sair da água e precisaram ser resgatadas e levadas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Dicas para evitar afogamentos
Considerando que normalmente as águas de lagoas costumam ser mais tranquilas, porém escuras. Além de esconderem sua real profundidade e não terem um fundo plano, os banhos em lagoas envolvem uma série de riscos, como pedras, galhos e outros obstáculos, onde o banhista poderá ficar preso, se machucar no mergulho, além da água doce dispor de uma densidade menor, ou seja, afunda-se com mais facilidade. Cada uma dessas variáveis individualmente já poderão causar um incidente e quando somadas, normalmente se chega ao óbito.
Sempre procure tomar banho próximo a guarda-vidas (GVs), caso não tenha, procure informações sobre o local, profundidade, correnteza e nunca deixe crianças desacompanhadas.
Portanto, se você não conhece a lagoa, e, se esta não estiver sinalizada, nunca deverá adentrar além do nível da água ou passar da cintura, nesse caso valerá a máxima: “água no umbigo, sinal de perigo”. Contudo, no caso de crianças a maior prevenção é estar junto com esta no banho, ou seja, esta nunca deverá estar sozinha ou distante dos pais e/ou responsáveis no momento do banho, tanto na lagoa, como em um rio e nas praias.