O depósito será feito na conta dos contribuintes no dia 31 de agosto.
O contribuinte que entregou a declaração do Imposto de Renda 2022 até o fim de maio pode consultar, a partir das 10h desta quarta-feira (24), se foram contemplados com o 4º lote de restituições. A devolução deve ser depositada na conta dos beneficiários em 31 de agosto.
Ao todo, o lote deve ser pago a 4.462.564 pessoas, e o valor soma R$ 6 bilhões. Esse é a penúltima devolução prevista para este ano. A última deve acontecer no fim de setembro, com o pagamento do 5º lote.
COMO CONSULTAR SE SUA RESTITUIÇÃO FOI LIBERADA?
Para saber se sua declaração foi liberada, você deverá acessar o site da Receita ou aplicativo para smartphones e tablets.
QUAL O CALENDÁRIO DE RESTITUIÇÃO DO IR 2022?
As restituições do Imposto de Renda 2022 serão pagas pela Receita em cinco lotes. O primeiro foi pago em maio. Veja abaixo o calendário de restituições:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 29 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
COMO SERÁ A RESTITUIÇÃO?
A partir deste ano, a restituição também poderá ser paga por Pix, para o titular que tenha chave com seu número de CPF. A escolha deve ser feita no envio da declaração. Há ainda a opção de informar a agência e conta bancária para receber o valor, assim como nos anos anteriores.
COMO CONSULTAR O IR PELO E-CAC?
- Acesse o Portal e-CAC;
- Vá em “Entrar com gov.br”;
- Na página seguinte, informe o CPF e vá em “Continuar”;
- Depois, digite a senha e vá em “Entrar”;
- Em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.
FONTE: Diário do Nordeste