Siga-nos

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Fortaleza

Saiba o que será feito do Hospital César Cals que fechará em janeiro

No total são 650 leitos a serem transferidos para o novo equipamento localizado no Campus do Itaperi

Mais antigo equipamento de saúde da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, o Hospital Geral Doutor César Cals, localizado no Centro de Fortaleza será fechado em janeiro e passará a funcionar no Hospital Universitário do Estado, no Itaperi, onde está situado o campus da Universidade Estadual do Ceará. No total são 650 leitos a serem transferidos para o novo equipamento.

O encerramento dos atuais 296 leitos do hospital vem sendo alvo de críticas por parte do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio que questiona o fato de a mudança não implicar em um aumento no número de leitos.

“Se você está abrindo uma coisa nova e fechando outra você não está ampliando 650 leitos. Você está na verdade trocando seis por meia dúzia”, afirmou.

De acordo com a secretária da Saúde de Fortaleza, Tania Mara, o hospital será instalado em uma das torres do Hospital Universitário. Ela rebateu a informação do ex-prefeito Roberto Cláudio sobre a perda de leitos, afirmando que há leitos reserva que poderão ser agregados aos atuais.

“São três torres e em uma delas vai ficar o Hospital César Cals com toda estrutura e até melhor mais implementada já que o Hospital Universitário vai ter muito mais especialidades e mais suporte. Ele vai ficar em uma desses torres que se chamará Torre César Cals. Não há perda de leitos e sim ganho porque o Hospital da Uece já foi pensado para abrigar o César Cals e ainda tem mais 400 leitos de retaguarda sobrando para ser utilizado para outras especialidades fora os leitos do antigo hospital”, disse.

O governador Elmano de Freitas ainda vai decidir o que fazer com o prédio onde atualmente ainda funciona o hospital, no Centro da Capital.

Hospital César Cals vai passar a funcionar no Hospital da Uece

Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que, desde o início do projeto de construção do Hospital Universitário do Estado, a proposta é que o Hospital César Cals funcionará no novo equipamento.

A nova unidade de saúde, continua a Sesa, disponibilizará 672 leitos, sendo 474 de internação em enfermaria e 160 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) distribuídos conforme o nível de atenção, 20 leitos na Casa da Gestante, 16 leitos UCINCA (Canguru), e ainda 125 leitos de apoio entre observação, recuperação e hospital dia. A unidade vai ocupar uma área de 78.6 mil metros quadrados (m²) e, com três torres construídas, o hospital abrange os segmentos clínico, cirúrgico e materno-infantil.

A Secretaria destaca ainda que, no pacote de investimento do novo Hospital, ainda integram a urbanização e o paisagismo no entorno das três torres, incluindo áreas verdes e uma praça de aproximadamente 3.400 m² em frente à entrada principal do complexo, a pavimentação de sete áreas de estacionamento, com um total de 2.026 vagas.

 

INF GC MAIS

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

ANÁLISE POLÍTICA

A vereadora Estrela Barros (Rede) tem enfrentado críticas depois dos discursos realizados na Câmara de Vereadores de Fortaleza.  Logo que deixou a base do...

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Grande Pirambu

A lotérica Casa da Sorte anunciou que vai mudar de endereço a partir do dia 14/01. Após quase 10 anos de operação no bairro...

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR CONTATO 85 99631-2719