Fortaleza

Saiba o que será feito do Hospital César Cals que fechará em janeiro

No total são 650 leitos a serem transferidos para o novo equipamento localizado no Campus do Itaperi

Mais antigo equipamento de saúde da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, o Hospital Geral Doutor César Cals, localizado no Centro de Fortaleza será fechado em janeiro e passará a funcionar no Hospital Universitário do Estado, no Itaperi, onde está situado o campus da Universidade Estadual do Ceará. No total são 650 leitos a serem transferidos para o novo equipamento.

O encerramento dos atuais 296 leitos do hospital vem sendo alvo de críticas por parte do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio que questiona o fato de a mudança não implicar em um aumento no número de leitos.

“Se você está abrindo uma coisa nova e fechando outra você não está ampliando 650 leitos. Você está na verdade trocando seis por meia dúzia”, afirmou.

De acordo com a secretária da Saúde de Fortaleza, Tania Mara, o hospital será instalado em uma das torres do Hospital Universitário. Ela rebateu a informação do ex-prefeito Roberto Cláudio sobre a perda de leitos, afirmando que há leitos reserva que poderão ser agregados aos atuais.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“São três torres e em uma delas vai ficar o Hospital César Cals com toda estrutura e até melhor mais implementada já que o Hospital Universitário vai ter muito mais especialidades e mais suporte. Ele vai ficar em uma desses torres que se chamará Torre César Cals. Não há perda de leitos e sim ganho porque o Hospital da Uece já foi pensado para abrigar o César Cals e ainda tem mais 400 leitos de retaguarda sobrando para ser utilizado para outras especialidades fora os leitos do antigo hospital”, disse.

O governador Elmano de Freitas ainda vai decidir o que fazer com o prédio onde atualmente ainda funciona o hospital, no Centro da Capital.

Hospital César Cals vai passar a funcionar no Hospital da Uece

Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que, desde o início do projeto de construção do Hospital Universitário do Estado, a proposta é que o Hospital César Cals funcionará no novo equipamento.

A nova unidade de saúde, continua a Sesa, disponibilizará 672 leitos, sendo 474 de internação em enfermaria e 160 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) distribuídos conforme o nível de atenção, 20 leitos na Casa da Gestante, 16 leitos UCINCA (Canguru), e ainda 125 leitos de apoio entre observação, recuperação e hospital dia. A unidade vai ocupar uma área de 78.6 mil metros quadrados (m²) e, com três torres construídas, o hospital abrange os segmentos clínico, cirúrgico e materno-infantil.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A Secretaria destaca ainda que, no pacote de investimento do novo Hospital, ainda integram a urbanização e o paisagismo no entorno das três torres, incluindo áreas verdes e uma praça de aproximadamente 3.400 m² em frente à entrada principal do complexo, a pavimentação de sete áreas de estacionamento, com um total de 2.026 vagas.

 

INF GC MAIS

Advertisement. Scroll to continue reading.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Fortaleza

Gestores de mais de 190 cidades estão em Fortaleza, cidade sede do evento, para discutir segurança cidadã. Fórum começou nesta terça-feira (26/09), e segue...

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Estado do Ceará

Mais de 18 mil novas famílias passam a ser beneficiárias do cartão Ceará Sem Fome, a partir deste mês. A atualização anual de beneficiários...

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR

Sair da versão mobile