O prefeito José Sarto assinou, nesta quinta-feira (14/12), decreto que regulamenta a Escola de Saúde Pública de Fortaleza (ESPFor). Na ocasião, também foi assinado o decreto de criação da Gerência Especial da Saúde Bucal. Como destacou o prefeito Sarto, o objetivo principal da ESPFor é capacitar uma nova geração de profissionais de saúde com conhecimentos sólidos em políticas públicas, epidemiologia, gestão de serviços de saúde e outras disciplinas fundamentais.
“A Escola de Saúde Pública Municipal vai qualificar ainda mais os profissionais da saúde de Fortaleza. É um equipamento que já nasce com uma estrutura bastante sólida, onde teremos cursos de especialização, residência médica e uma ampla interlocução com o setor acadêmico da Capital. Além disso, também estamos valorizando a Saúde Bucal com a nova Gerência. Essas medidas já estavam previstas desde o início do grande pacote de melhorias da atenção básica, anunciado em abril. Para a Escola de Saúde, nós já colocamos a pedra fundamental, estamos com o cronograma feito e o plano é, dentro de quatro meses, entregar toda a estrutura física lá na Praia de Iracema”.
O prefeito também realizou um balanço das ações já executadas na área da Saúde e reforçou que, em breve, a pasta realizará o maior concurso público da história de Fortaleza.
“Estamos requalificando todos os postos de saúde, trouxemos ainda as unidades móveis e os tuk-tuks para entrega de remédios. Em breve, teremos também concurso público para mais de 2200 vagas. Esse edital deve sair em breve, já no mês de janeiro. Com a efetivação dos aprovados, nós vamos cumprir com mais um compromisso de campanha, que é lotar ginecologistas e pediatras nos postos de saúde de Fortaleza. Esse vai ser o maior concurso da área já realizado na cidade, assim como foi o da Educação e da Guarda Municipal. Nossa gestão será marcada como a que mais fez concursos públicos durante seu período à frente da Prefeitura”.
A ESPFor contará com modernos laboratórios, salas de aula equipadas, auditórios, biblioteca especializada e espaços de convivência para estudantes e professores. “É um impacto de médio prazo, que será sentido pelo fortalezense à medida que vamos capacitando nossos profissionais. Isso vai gerar mais qualidade para o atendimento. Lembrando que esta é a quinta escola de saúde gerida por uma capital do Brasil, mostrando que estamos avançando e aperfeiçoando nosso atendimento”, destacou o secretário de saúde Galeno Taumaturgo.
A direção da ESPFor será comandada pela médica pediatra Anamaria Cavalcante e Silva, como ela comentou, a inauguração dessa instituição trará avanços significativos para a saúde pública e o progresso médico e científico. “Essa escola será um patrimônio para o povo de Fortaleza. Nosso objetivo é qualificar não apenas aquelas que são nossas servidoras, mas também as pessoas que almejam iniciar uma carreira na área de saúde. O SUS é amplo e nós queremos fazer ainda mais parcerias. Hoje, pelo decreto passamos a existir juridicamente, mas já estávamos pensando, planejando e trabalhando nesse projeto há muito tempo, de forma que ele já vem preparado para atender a todos e, em breve, sairão os editais para os primeiros cursos”, destacou.
A ESPFor também será responsável pela criação de programas de extensão e eventos científicos, que vão proporcionar uma troca contínua de conhecimento entre a academia, os profissionais de saúde e a comunidade em geral. O corpo docente será composto por profissionais da Prefeitura e parceiros de instituições de ensino a nível nacional e internacional.
Os primeiros cursos de especialização promovidos pelo novo equipamento serão: Enfermagem em cardiometabolismo na estratégia saúde da família, Saúde na primeira infância, Saúde do adolescente, Saúde mental e Gestão da informação e dados sensíveis nos processos de trabalho no Sus.
Pedra Fundamental
A pedra fundamental da ESPFor foi lançada em julho do corrente ano, pelo prefeito José Sarto, durante o anúncio do projeto de implantação do equipamento. A escola ficará localizada no local do antigo prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Praia de Iracema, que passa por obras para adequação, realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). O investimento é de aproximadamente R$ 500 mil nessas intervenções. Até a entrega da obra, prevista para o primeiro semestre de 2024, os profissionais estarão atuando na sede na SMS.
Saúde Bucal
A Gerência Especial de Saúde Bucal de Fortaleza vai gerir todos os atendimentos odontológicos da Rede de Atenção Básica de Fortaleza. Atualmente, a rede conta com 292 equipes, cobrindo quase a totalidade dos postos de saúde da capital. Além disso, a rede conta também com quatro Centros de Especialidade Odontológica (CEOs) e cinco equipamentos do Bebê Clínica Odontológica. Em 2023, até o mês novembro foram realizados 568.779 atendimentos odontológicos.