Siga-nos

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Estado do Ceará

Secretaria da Cultura do Ceará oferece mais de 100 atividades no período de férias

Chegou julho e as férias contagiam diversas regiões do Ceará. É tempo onde adultos, jovens e a criançada saem de casa em busca de lazer, educação, entretenimento e bem-estar por meio da riqueza cultural que pulsa no estado. Uma cena efervescente, que apresenta os muitos talentos de nossa gente.

A programação deste mês nos espaços públicos da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) é este território de encontro para os diferentes públicos, gostos e idades. Gratuita ou com entrada a preços acessíveis, esta variedade de expressões culturais é sinônimo de conhecimento e oferta de ações lúdicas.

São mais de 100 atividades artísticas disponíveis à população. Os espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), pertencentes a Secult Ceará e geridos em parceria com as Organizações Sociais Instituto Dragão do Mar (IDM) e Instituto Mirante de Arte e Cultura, reúnem teatro, música, exposições, lançamento de livro, contação de histórias, espetáculos de dança, musical, cinema, festival de pratinho, festival de música e muita quadrilha junina.

Eventos estruturantes

Mi – Festival Música na Ibiapaba

Há quase duas décadas, nas férias escolares de julho, centenas de jovens estudantes de música, entre alunos da rede pública estadual, professores de música e instrumentistas, se encontram para o Mi – Festival Música na Ibiapaba, em Viçosa do Ceará.

Neste ano, a 19ª edição do Mi acontecerá de 20 a 27 de julho, com atividades formativas, entre oficinas, práticas de grupo e muita música. Nos dias 18 e 19, vésperas da programação na cidade serrana, o Festival Mi estará no Sertão Central, com uma oficina na Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim.

O ‘Mi – Festival Música na Ibiapaba’ é um evento estruturante da Secult Ceará, reconhecido como um dos maiores encontros de formação musical do Brasil. A realização é do Governo do Ceará, por meio da Secult Ceará e Hub Cultural Porto Dragão, espaço cultural da Secult gerido em parceria com o IDM.

 

Festejo Ceará Junino

O Festejo Ceará Junino é realizado nos meses de junho e julho. Inclui 21 etapas que culminam no Campeonato Estadual, que este ano ocorre entre os dias 25 e 28 de julho na cidade de Sobral.

Ao todo, 18 cidades participarão do festival em 2024, são elas: Fortaleza, Barbalha, Itatira, Quixeramobim, Novas Russas, Tarrafas, Alto Santo, Jaguaruana, Croatá, Cariré, Itarema, Redenção, Ubajara, Pacajus, Quixelô, Tauá, Pacajus e General Sampaio. O evento é gratuito e aberto ao público.

A programação do XXIV Festejo Ceará Junino é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e tem produção da Assum Preto Produções.

Espaços Culturais (Rece)

Bece (Fortaleza)

Durante todo o mês de julho, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza uma série de ações para quem ama os muitos universos da leitura. O público pode acompanhar o lançamento de livros, contações de histórias e espetáculos teatrais infantis. Outros destaques da Bece são a programação especial voltada à Cultura Geek e o “Clube de Leituras Estranhas”, com a escritora Lara T. Vainsto.

Os espetáculos infantis marcam presença e revela o trabalho de grupos teatrais de várias cidades cearenses. Se apresentam os grupos Comédia Cearense e Grupo Galhofo; Carroça de Mamulengos (Cariri); Orlângelo Leal (Itapipoca), Bibiu e Seus Bonecos e Carcará Produções e Edivaldo Batista e Grupo Bricoleiros.

Em julho, a Biblioteca Pública realiza lançamentos literários, entre eles as obras mais recentes de Mestre João Pedro do Juazeiro (DEDA Cão e Mestre de Reisado); Frederico Brito e Thais Evangelista (“Animália: Zoopoesia ou Algo que o Valha” e “Jumentoteca Malaquias”); Eduardo Vasconcelos (A Ciência Peculiar de Joaquim Antônio Alves Ribeiro: Ceará -Harvard-Ceará); Alan Denizard (Medicina, e agora? Como sobrevivi ao curso mais disputado do país) e novos escritores angolanos (Coletânea dos Novos Escritores Angolanos: Geração 90, da editora Afrobooks).

A Bece preparou agenda dedicada à cultura geek. Inédita, a iniciativa inclui feira de troca de gibi; RPG; oficinas “Construindo Personagens de Mangá” com Blenda Furtado e “Quadrinhos” com Daniel Brandão; e uma aula aberta de “EB Comics – Super-heróis brasileiros made in Ceará”.

Casa de Antônio Conselheiro (Quixeramobim)

Localizada no Sertão Central, a Casa de Antônio Conselheiro promove programação especial para crianças, com exibição de curtas infantis e apresentação do espetáculo “As peripécias do Bode Ioiô’’ do artista Evan Teixeira.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza)

Voltando para Fortaleza, o CDMac conta com inúmeras exibições no Planetário Rubens de Azevedo no Centro Dragão do Mar, sempre às quintas, sextas, sábados e domingos.

O espaço do Teatro do Centro Cultural recebe seis espetáculos em julho. “Rara” com No barraco da Constância tem!; “Oz” com Grupo Alumiar Cenas & Cirandas; “A Força da Água” com Pavilhão da Magnólia; “Akey” com Coletivo Tempo Aberto; Performance “Dentro de Mim É Muito Escuro” de Silvia Moura; “Diga que você está de acordo! Máquina Fatzer” com Coletivo Teatro Máquina.

Para os pequenos, a emblemática Praça Verde será espaço do “Brincando e Pintando no Dragão”; “Contos para Brincar” com Júlia Barros e Almir Mota; e “O Lobão e os Três Cachorrinhos” com Calu Maravilha. Para os adultos, a pedida é o show Sepultura – Celebration Life Through Death e Angra – Cycles of Pain World Tour.

No espaço do Anfiteatro, os concertos musicais reúnem importantes nomes da cena local e nacional. O público pode conferir os shows de Anelis Assumpção, com “Sal”, e Nayra Costa, com “Falem de Mim”. O mês ainda estrela: “Codinome Rosatômica”, com Má Dame e Zudizilla apresenta EGOT – Quarta Parede; Marcelo Reis e Odair José; e “15 anos de Fulô” com Fulô da Aurora + Mestre Ambrósio.

E tem mais novidade: o Centro Dragão do Mar, Hub Porto Dragão e Kingston 85 convidam para um fim de tarde de samba e pagode na vizinhança com Numalaje, Gabi Nunes e Pagode no Sigilo.

>>> Confira a programação completa neste link

Cineteatro São Luiz (Fortaleza)

Uma lista de produções com diversos títulos para toda a família. Durante todo o mês, o Cineteatro São Luiz exibe sua tradicional ‘Férias no São Luiz’, com entrada gratuita. A programação completa pode ser solicitada via direct nas redes sociais do equipamento ou pelo Whatsapp: 85 8733-8831.

Além do cinema, o cinema de rua e cineteatro de praça realiza Visita Guiada especial com o Chaplin Cearense; os shows Los Sebosos Postizos em homenagem aos 50 anos do disco “A Tábua de Esmeralda” de Jorge Ben Jor e Ednardo 50 anos de canções; espetáculo “Viva O Povo Brasileiro – De Naê a Dafé” com grupo Barca dos Corações Partidos; e edições especiais para as crianças com o Curta São Luiz, se apresentam: “El Gran Circo Mágico” com Mágico Jeffy e Cia; “La Cucina Ristô” da Cia Circo Lúdico Experimental; e “O Gran Circo Malabar” com Coletivo FusCirco.

Estação das Artes (Fortaleza)

Muita música é na Estação das Artes, que ao longo do mês traz: DJs Vládia Soares, Indira Marley e Lady Luh e “Tributo a Bob Marley”, com Donaleda; Baila Comigo – Especial Santa Cruz com Arrochados do Forró e Zé Bandeira & Banda; Ministereo Público Sound System convida Luedji Luna; cover Pink Floyd, com Animals; Samba do Brown e Samba Maioral; Estação Autoral, com Soul de Aries e Turnê “Rua Mundo Novo”, com Gabriel Aragão; Festa Voyage com os DJs Maarji e Estácio Facó + participação especial de Nayra Costa; Coletivo Tertúlia com DJ’s Kinas, Nego Célio, JP Aires, Maarji e Tomé Braga; Patifaria + Fervinho + Je Treme Mon Amour, com DJ Albano + DJ Silas + DJ’s Tide e Madruga.

Os Domingos na Estação contam com: Feira Mais Vinil e “Reggae”, com Selectah Tuti; Intervenção Artística do grupo Desequilibradoz; e Feira Negra.

Hub Cultural Porto Dragão (Fortaleza)

Aniversariante do mês, o Hub Cultural Porto Dragão recebe as atrações “O poético caos dessa cidade”, com Perimetrurbano; “Mais Outra Grande Besteira”, de As 10 Graças de Palhaçaria; Eduardo Show da Vida; “As Mais Belas Coisas: Mistérios de Fim-Fim”, de Fátima Macedo; e a performance “Escuta do Tempo”, de Silvia Moura.

O Hub também será palco de abertura da 25ª edição do Festival ForCaos com as bandas Steel Fox, Darkside e Never Heals. A lista de atividades ainda inclui “Vão”, do Coletivo Farol Novo; “Voo para o fim do mundo”, do Teatro Violetas; “Chorume”, da Companhia Ortaet de Teatro e “O Mundo Incompleto de Maria”, da Harpia de Teatro.

Mercado AlimentaCE (Fortaleza)

A Feira Agroecológica do mês no Mercado AlimentaCE tem almoço com apresentações de Luiza Nobel e, homenagem a Djavan com Marcelo Góis. O Espaço Cultural também recebe a banda Killer Quen; e almoço no Mercado com o Grupo Mesura.

O Mercado também realiza, neste mês, o Festival de Pratinho com: Feira Gastronômica de Pratinhos; e os shows: Iara Pâmella, Vanessa, a Cantora, Forró Tá bonito Pra Chover e Pavão do Acordeon.

Sobrado Dr. José Lourenço (Fortaleza)

Com programação especial de aniversário e voltada ao público infantil, o Sobrado exibe o espetáculo circense “K’Os de Variedades” e “O Sobrado – várias histórias”, com o grupo K’Os Coletivo. Já o “Ser Criança no Sobradinho” tem atividades educativas que promovem um espaço divertido de experimentações artísticas. As iniciativas ocorrem em espaços diversos da capital cearense.

Theatro José de Alencar (Fortaleza)

O centenário Theatro José de Alencar adentra a programação infantil com Sound Circo apresenta: “O Cheiro do Queijo”; espetáculo “O Rei”, com grupo Catavento de Teatro; “Show da Percha”, com Circo do Asfalto (SP) e “O Circo Só”, com Cia. Tem Sim Sinhô. O Grupo Armorial de Teatro (Maranguape–CE) apresenta “Bem-vindo à Chico City” e Evan Teixeira realiza “O Barquinho e o Seu Pescador”.

Três musicais também marcam o mês no TJA, são eles: “Lembra da Canção”, do grupo Vitrola Nova; “Obrigado, senhores! – Homenagem à Maria Bethânia”, de George Hudson; e “Uma Noite em Ritmo Quente”.

No espaço também haverá a festa “Relance”: DJs Baber e Victormsar convidam Marcelinho Wikky (RJ), Paluma e Fabinho Vieira; e os espetáculos teatrais para adultos: “Quando as Máquinas Param”, do grupo Imagens de Teatro; e “Desterro”, do grupo Nóis de Teatro.

Pinacoteca do Ceará (Fortaleza)

Nas férias de julho, a Pinacoteca do Ceará realiza uma programação especial ao longo de todo o mês. Com destaque para duas novas exposições, o museu oferece às quintas, sextas e sábados visitas mediadas temáticas e livres, além de ações voltadas para bebês e atividades infantis em Libras aos domingos.

Neste sábado, 6, às 17h, o museu inaugura em parceria com o Itaú Cultural a exposição “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”, sobre o diálogo entre arte, ciência e tecnologia. A mostra interativa convida o público a se conectar com as obras por meio da presença, do toque, do sopro e até mesmo da troca de dados. Os 12 trabalhos em exposição exploram poeticamente o diálogo entre seres humanos e software, com um recorte inédito da Coleção Itaú, sob a curadoria de Leno Veras. A classificação indicativa é de 12 anos.

No domingo (7), a partir das 15h, o público poderá participar ainda de uma visita mediada com o curador Leno Veras na exposição “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”. A visita tem classificação indicativa livre e conta com interpretação em Libras.

A exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” é uma das mais recentes da Pinacoteca do Ceará. Com classificação indicativa de 12 anos, tem curadoria de Eduardo Brandão e reúne mais de 200 fotografias da artista, uma das mais celebradas da arte contemporânea. A mostra traz séries importantes que mostram diferentes facetas de Claudia, desde o fotojornalismo ao experimentalismo.

Tradicionalmente, o museu reserva os domingos para a programação infantil, com uma série de atividades dentro do programa Ateliê Criança Cria, focado em ações que envolvam os pequenos em experiências dentro das novas exposições em cartaz. A atividade acontece sempre de 10h às 11h e das 15h às 16h. A novidade é o “Espetáculo História Divertida: ABC em Libras”, nos dias 14 e 28 de julho, das 14h às 15h, no hall da Pinacoteca do Ceará. A apresentação será conduzida pela palhaça Mara e sua intérprete, utilizando as letras do alfabeto em Libras por meio de diferentes sinais que ensinam, de forma lúdica, um pouco sobre a língua. Durante a apresentação, o público é instigado a perceber as configurações de mãos e os sinais associados, além de instigar a imaginação por meio da mímica.

O Ateliê para Bebês está de volta reforçando a proposta de ser um espaço de descoberta e exploração para bebês de 6 a 24 meses. O projeto reconhece a importância de estimular a criatividade e a sensibilidade desde a primeira infância e busca proporcionar o acesso às práticas artísticas experimentais. Nesta edição, que acontece no dia 28 de julho, das 10h às 11h, os bebês estarão imersos em experiências sensoriais que os conectam tanto com a serenidade da natureza quanto com as fascinantes nuances da tecnologia.

Em alta

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

ANÁLISE POLÍTICA

A vereadora Estrela Barros (Rede) tem enfrentado críticas depois dos discursos realizados na Câmara de Vereadores de Fortaleza.  Logo que deixou a base do...

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Grande Pirambu

A lotérica Casa da Sorte anunciou que vai mudar de endereço a partir do dia 14/01. Após quase 10 anos de operação no bairro...

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR CONTATO 85 99631-2719