Siga-nos

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Fortaleza

Seduc realiza Semana da Busca Ativa Escolar entre os dias 10 e 14 deste mês

A Secretaria da Educação (Seduc) promove, de 10 a 14 deste mês, a Semana da Busca Ativa Escolar, com o intuito de gerar engajamento nos jovens e colaborar para que permaneçam na escola durante todo o Ensino Médio.

O objetivo principal da ação é evitar o abandono e acolher a todos os estudantes, assim como priorizar o acesso e, sobretudo, a permanência nas instituições de ensino, com a conclusão da educação básica e perspectivas de ingresso na universidade e no mercado de trabalho. Mais do que isso, a iniciativa promove o fortalecimento de vínculos entre estudantes, professores, famílias e comunidade escolar em geral.

A ação é destinada a todos os alunos da rede, sobretudo, àqueles em situação de vulnerabilidade, identificados por não estarem matriculados na rede escolar e/ou pelo alto índice de infrequência com base em relatórios coletados pela escola.

Neste aspecto, os professores diretores de turma cumprem o papel essencial de realizar atendimentos individuais aos jovens, com momentos de escuta ativa e sondagem das causas das faltas.

O envolvimento das lideranças estudantis em projetos e ações desenvolvidos pela escola, em parceria com a gestão, professores, grêmio estudantil, líderes de sala e demais integrantes da comunidade escolar, é outra característica da mobilização.

Dentro da programação da semana, a quinta-feira, 13 de fevereiro, será o Dia D da Busca Ativa, momento de maior ênfase a ações de sensibilização e motivação com a comunidade escolar.

Para apoiar as Regionais e as escolas em todo o estado, foi disponibilizada a Cartilha de Mobilização da Busca Ativa, com sugestões de atividades para realizar nestes dias e ao longo de todo o ano letivo.

Acesse os materiais de divulgação da campanha

Escola Acolhedora

No âmbito da Seduc, a Secretaria Executiva de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil, por meio da Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade, promove o Projeto Escola Acolhedora, que consiste na construção de um espaço educacional em que cada estudante seja valorizado em sua singularidade. O projeto está fundamentado, essencialmente, em valores como o acolhimento, respeito, equidade, acessibilidade e inclusão.

Uma escola acolhedora deve criar vínculos afetivos, tornar os alunos mais engajados, facilitar o aprendizado, incentivar o respeito a toda a comunidade escolar, possibilitar melhorias de convivência na escola, realizar uma escuta respeitosa e ética, incentivar o respeito à diversidade e igualdade de gênero.

Em alta

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Estado do Ceará

Mais de 18 mil novas famílias passam a ser beneficiárias do cartão Ceará Sem Fome, a partir deste mês. A atualização anual de beneficiários...

Fortaleza

Gestores de mais de 190 cidades estão em Fortaleza, cidade sede do evento, para discutir segurança cidadã. Fórum começou nesta terça-feira (26/09), e segue...

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR