verde é a cor da Rede Municipal de Ensino na semana de realização do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2023. E nesta quarta-feira (29/11), segundo dia de aplicação das provas, foi a vez de 18.452 estudantes do 5º ano mostrarem seus conhecimentos.
Para incentivar os alunos, os professores e demais equipes do apoio pedagógico não economizam na motivação. “Estamos esverdeando a Educação. As crianças são as nossas estrelas. Nós acreditamos neles e é nosso papel motivar cada um. Sabemos que essa aprendizagem vai muito além do Spaece”, disse Mônica Papacostópoulos, professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Frei Agostinho Fernandes, na Praia do Futuro.
Dentro das ações de preparação dos estudantes, a Secretaria Municipal da Educação (SME) realiza a Caravana Aprender+. Promovida anualmente, a programação inclui rodas de conversas com pais e estudantes, aplicação de simulados, aulões, dinâmicas, oficinas pedagógicas e motivacionais.
“Todos trabalharam em conjunto. Ser professor em período de Spaece é desafiador, mas bastante gratificante. É uma preparação teórica e emocional. Hoje, vemos a empolgação dos alunos e esperamos os melhores resultados”, afirmou Anderson Sousa, professor de Matemática da Escola Municipal Profa. Aída Santos e Silva, no Vicente Pizon.
Spaece 2023
A edição 2023 do Spaece ocorre de forma censitária, envolvendo alunos do Ensino Fundamental dos 2º, 5º e 9º anos, nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática.
Ao todo, Fortaleza contará com a participação de 56.940 estudantes no processo avaliativo. Na terça-feira (28/11), 19.669 alunos do 9º ano realizaram a prova. Já amanhã (30/11), no último dia, serão avaliados 18.819 alunos do 2º ano, na vertente Spaece-Alfa, que tem como base o nível de leitura.
“Essa é uma semana que envolve grande expectativa. O Spaece encerra um ciclo de muito trabalho e dedicação na garantia da aprendizagem dos nossos alunos. Os resultados dessas avaliações nos dão a oportunidade de analisar as ações e intervir com mais investimentos”, destacou a secretária Dalila Saldanha, que acompanhou o segundo dia de provas.
“A Rede Municipal também reconhece o desempenho das escolas por meio de uma premiação especial. Todo ano realizamos o Pemed, uma ação que condecora as unidades que alcançam os melhores resultados no Spaece. É um incentivo da Educação ao trabalho pedagógico“, acrescentou o secretário adjunto, Jefferson Maia, ressaltando o Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed).
Desempenho da educação de Fortaleza
Idealizado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), o Sistema de Avaliação tem servido para a implementação de políticas públicas educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas estaduais e municipais.
Segundo dados do Spaece 2022, Fortaleza manteve o nível desejável de alfabetização. O sistema avaliou 293.825 estudantes, distribuídos em 3.840 escolas municipais e estaduais no ano passado. De acordo com os dados, a Capital está em um nível desejável de alfabetização na idade certa pelo oitavo ano consecutivo.