Na próxima sexta-feira (4), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Ministério da Educação (MEC) assinam as ordens de serviço que marcam o início das obras para a construção do Campus Iracema e do novo Hospital Universitário. O evento ocorrerá às 9h, no Pavilhão Atlântico, localizado na Avenida Almirante Tamandaré, no Calçadão do Poço da Draga, na Praia de Iracema.
Durante a solenidade, as ordens serão assinadas pelo reitor da UFC, professor Custódio Almeida, e pelo ministro da Educação, Camilo Santana. O investimento necessário para as obras já está garantido pelo Governo Federal, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que destina recursos para projetos de infraestrutura nas universidades. O anúncio da inclusão do Campus Iracema e do novo hospital no programa foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita a Fortaleza, em junho de 2024.
O Campus Iracema abrigará a nova sede do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN). O orçamento para a obra do LABOMAR e CTCN é de R$ 113.931.652,57. A execução será feita pelo Consórcio LABOMAR 2025, liderado pela construtora Porto Ltda., e terá um prazo total de 900 dias, sendo 180 dias para elaboração do projeto executivo e 720 dias para a execução das obras.
Já a obra do novo Hospital Universitário, com orçamento de R$ 179.350.000,00, será conduzida pela Alcance Engenharia e Construção Ltda. A previsão para a entrega do hospital é de 810 dias, com 90 dias para o projeto executivo e 720 dias para a execução da obra.
A construção do LABOMAR e do CTCN será concentrada no terreno do antigo Acquario Ceará. Desde dezembro de 2023, a UFC firmou protocolos de intenção com a Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e o Governo do Estado do Ceará para a cessão do terreno e a doação das benfeitorias realizadas no local.
Com a readequação do prédio do antigo aquário, a nova sede do LABOMAR se destina a comportar os cursos de graduação em Oceanografia e Ciências Ambientais, além de abrigar o Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais. Com a expansão da estrutura, dois novos cursos devem ser oferecidos: Turismo Ecológico e Meteorologia. O CTCN, por sua vez, será um centro interativo e educativo, com exposições permanentes sobre os ecossistemas do Ceará, incluindo simulações de ecossistemas marinhos e extintos, além de um espaço para astronomia e um anfiteatro.
Hospital Universitário

Foto: Reprodução
O novo Hospital Universitário será um grande avanço no atendimento médico de qualidade para a população cearense. Em outubro de 2024, a UFC, o MEC e o Governo do Estado do Ceará autorizaram a licitação para a construção da unidade hospitalar, que aproveitará o prédio e parte dos projetos do Hospital do Coração, vinculado ao Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM).
Com 17 pavimentos, o novo hospital será um equipamento de referência no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco em atendimento de alta complexidade, como transplantes de órgãos e tratamentos de doenças como o Acidente Vascular Cerebral (AVC). A unidade contará com infraestrutura moderna, incluindo salas cirúrgicas robóticas, exames de imagem avançados, como o PET Scan, e novos leitos de UTI, com destaque para o atendimento humanizado.