A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) abriu, na manhã desta quinta-feira (15/10), a programação do Outubro Rosa na Casa. Com o tema “Outubro Rosa: Um olhar integral para a saúde da mulher”, a campanha reúne, ao longo do mês, ações de prevenção, conscientização, atendimento e incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de mama, além de iniciativas voltadas à promoção da saúde e da qualidade de vida das mulheres.
Durante a solenidade de abertura, a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, ressaltou o compromisso permanente da Casa com a promoção da saúde e da qualidade de vida das mulheres, por meio de iniciativas que contemplam tanto a saúde física quanto a mental. Ela destacou ações como os mutirões de mamografia, entrega de kits para salas sensoriais, além da formação de profissionais.
“Fico feliz em celebrar essas conquistas ao lado dos servidores e em permanecer realizando iniciativas para garantir mais qualidade de vida às mulheres cearenses, tratamento digno e, principalmente, diagnóstico precoce do câncer de mama”, afirmou.
O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece (DSAS), Luis Edson Corrêa, explicou que o Parlamento mantém ações contínuas de prevenção e promoção da saúde que, durante o Outubro Rosa, são intensificadas com atenção especial ao público feminino. Segundo ele, além das atividades educativas e de conscientização, a Casa busca também facilitar o acesso das mulheres aos exames necessários para o rastreamento do câncer de mama, por meio de ações de prevenção.
Já a assessora de Gestão de Saúde e Assistência Social, Ana Alice Falcão, também destacou a importância das ações de saúde promovidas pela Alece e reforçou que a programação deste ano busca abordar a saúde feminina integralmente, aliando prevenção, informação e acolhimento. Ela enfatizou ainda que o diagnóstico precoce continua sendo uma das principais ferramentas para aumentar as chances de sucesso no tratamento do câncer de mama.
DIAGNÓSTICO QUE FEZ A DIFERENÇA
A servidora da Casa Virginia Maria Beserra contou que, por meio de ações realizadas na Alece, descobriu um câncer e conseguiu iniciar o tratamento adequado. “Através do atendimento realizado na unidade móvel que estava na Casa, eu fiz o exame e recebi o diagnóstico. Desde aquele dia recebi muito amor de todos e fui muito acolhida”, disse.
Virginia Maria salientou ainda a relevância de realizar os exames preventivos e aproveitar as oportunidades de acesso aos serviços de saúde oferecidos. “Eu tinha medo de fazer a prevenção, mas venci esse medo, fiz os exames e, através das ações de prevenção que a Assembleia faz, eu consegui descobrir e fazer meu tratamento. Agradeço muito ao Legislativo cearense por tudo o que faz pelas mulheres”, enfatizou.
OUTUBRO ROSA NO LEGISLATIVO
Entre as ações previstas durante o Outubro Rosa está o mutirão de mamografias, nos dias 20 e 21 de outubro; o Giro da Saúde, além de rodas de conversa sobre a saúde integral da mulher com profissionais. As atividades alusivas no Legislativo cearense tiveram início no último dia 13, com a palestra “Desmistificando o Outubro Rosa” , voltada para as mães atípicas acolhidas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi). A programação completa pode ser conferida através do site .
Como parte da mobilização, a sede do Legislativo estadual também está iluminada de rosa , cor que simboliza a campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama. A programação é uma realização da Alece, através do Departamento de Saúde da Casa, com o apoio dos comitês e células ligadas.
Alece TV – assista ao vivo
Jornal Alece – Edição da Noite – 12.12.2024
Jornal Alece – Edição da Manhã – 13.12.2024
Questão de Ordem discute o conceito urbano das cidades compactas
Jornal Alece – Edição da Noite – 11.12.2024
Jornal Alece – Edição da Manhã -12.12.2024
Alece FM – ouça ao vivo
Revista Plenário Alece
Revista Plenário Alece 2026
Revista Plenário Alece
Revista Plenário Alece
Revista Plenário Alece
Revista Plenário Alece
Ordem do dia – Avulso de Requerimento
Ordem do dia – Avulso de Projeto
Banco Eletrônico de Leis Temáticas (Belt)
Canal Alece – Ouvidoria
Carta de Serviços da Alece
Cartilha da Qualidade da Alece
Centro de Estudos e Atividades Estratégicas
Centro de Prevenção e Resolução de Conflitos
Comitê de Prevenção e Combate à Violência
Comitê de Responsabilidade Social
Departamento de Saúde e Assistência Social
Diário Oficial da Assembleia Legislativa
Emissão de Certificados
Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace)
Escritório de Desenvolvimento Institucional do Legislativo (Edil)
Escritório de Direitos Humanos Frei Tito de Alencar
Manual de Identidade Visual
Memorial Deputado Pontes Neto – Malce
Observatório da Mulher Cearense
Portal da Transparência
Procuradoria Especial da Mulher
Relatório final – CPI da Enel
Veja mais imagens sobre a matéria
Fonte da matéria






