Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Alece FM (96,7 MHz) apresenta a série especial “Março de Todas Elas – histórias de luta das mulheres cearenses”. A produção destaca trajetórias de cinco mulheres que se sobressaíram na história do Ceará e em diferentes áreas da sociedade. Transmitidos diariamente ao longo da programação, o primeiro, de cinco episódios, foi veiculado nesta quarta-feira (04/03).
Idealizada pela jornalista Ian Gomes, a série relembra conquistas e desafios enfrentados por mulheres que abriram caminhos e se tornaram referências em suas áreas de atuação.
Entre as homenageadas estão a ex-deputada estadual Zélia Mota, primeira mulher eleita no Ceará e também a primeira a integrar a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa; Auri Moura Costa, primeira magistrada do Brasil, primeira desembargadora e primeira presidenta do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará; e a escritora Rachel de Queiroz, primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.
A série também destaca Jovita Feitosa, jovem cearense nascida em Tauá, que se tornou símbolo de coragem ao tentar se alistar como combatente na Guerra do Paraguai. Já a professora e folclorista cearense Elzenir Colares foi fundadora do Grupo de Tradições Cearenses, instituição pioneira na formação e divulgação de grupos de projeção folclórica no Estado que completa 60 anos em 2026.
O primeiro episódio, exibido nesta quarta, mostrou a história de Zélia Mota. Nesta quinta-feira (05/03), é veiculado o especial sobre Jovita Feitosa. Na sexta-feira (06/03), às 12h, é a vez de Auri Moura Costa. Já no sábado (07/03), o destaque será Rachel de Queiroz; enquanto no domingo (08/03), a história de Elzenir Colares encerra a programação.
De acordo com a jornalista Ian Gomes, a proposta é valorizar exemplos inspiradores. “Uma mulher iluminada inspira e ilumina as novas gerações. Queremos destacar esses exemplos e levar essa inspiração para diferentes gerações de ouvintes da Alece FM, valorizando histórias de mulheres que fizeram a diferença no nosso Estado”, afirma.
O especial “Março de Todas Elas – histórias de luta das mulheres cearenses” é uma produção da Alece FM, com revisão de texto da orientadora da Célula de Jornalismo da emissora, Rosa Amélia Macêdo, e sonoplastia do coordenador de programação, Alex Oliveira. A série também vai estar disponível na plataformaAlece Play.
Jornal Alece – Edição da Noite – 12.12.2024
Jornal Alece – Edição da Manhã – 13.12.2024
Questão de Ordem discute o conceito urbano das cidades compactas
Jornal Alece – Edição da Noite – 11.12.2024
Jornal Alece – Edição da Manhã -12.12.2024
Revista Plenário Alece
Revista Plenário Alece
Revista Plenário Alece
Revista Plenário Alece
Revista Plenário Alece – Educação
Ordem do dia – Avulso de Requerimento
Ordem do dia – Avulso de Projeto
Ciência, Tecnologia e Educação Superior
Constituição, Justiça e Redação
Da Infância e Adolescência
Banco Eletrônico de Leis Temáticas (Belt)
Canal Alece – Ouvidoria
Carta de Serviços da Alece
Centro de Estudos e Atividades Estratégicas
Centro de Prevenção e Resolução de Conflitos
Comitê de Prevenção e Combate à Violência
Comitê de Responsabilidade Social
Departamento de Saúde e Assistência Social
Diário Oficial da Assembleia Legislativa
Emissão de Certificados
Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace)
Escritório de Desenvolvimento Institucional do Legislativo (Edil)
Escritório de Direitos Humanos Frei Tito de Alencar
Manual de Identidade Visual
Memorial Deputado Pontes Neto – Malce
Observatório da Mulher Cearense
Portal da Transparência
Procuradoria Especial da Mulher
Selo Alece ESG na Gestão Pública



