Siga-nos

Hi, what are you looking for?

Pirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivasPirambu News | Notícias, análise e matérias exclusivas

Brasil

Bolsa Família: pagamento será bloqueado para CPF irregulares em 2024

Divulgadas regras de gestão do novo Bolsa Família - Novo cartão do programa Bolsa Família. Foto: Roberta Aline / MDS

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome publicou na última semana a Instrução Normativa SENARC/MDS de número 33. O objetivo da medida é estabelecer regras relativas às pendências nos CPFs de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para o Bolsa Família.

Ter divergências de titularidade no documento ou estar com o CPF suspenso ou cancelado na base da Receita Federal irá impactar diretamente na continuidade dos benefícios.

Vale destacar que, desde agosto, a não regularização das pendências impede o cadastro de novas famílias no programa.

Com as regras atuais, a partir de janeiro de 2024 a inconsistência de dados do CPF no Cadastro Único também resultará em bloqueios para as famílias já contempladas pelo Bolsa Família. Caso a situação não seja resolvida em até seis meses, os benefícios serão cancelados.

Para resolver a pendência de CPF no CadÚnico, as famílias devem verificar a sua situação na Receita Federal e, se necessário, regularizá-la junto ao próprio órgão. Após a correção, é preciso atualizar as informações no CadÚnico. A retirada da pendência ocorrerá de forma automática no Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec).

 

As famílias serão comunicadas com informações sobre a situação do CPF e instruções sobre como regularizar o documento. A comunicação será reforçada por mensagens enviadas por meio do extrato de pagamento dos benefícios, do aplicativo Bolsa Família e do aplicativo Caixa Tem, conforme o texto abaixo:

“Mensagem do Bolsa Família. Urgente. As informações do seu Cadastro Único indicam que alguém da sua família precisa regularizar o CPF. Procure o setor responsável pelo Bolsa Família e Cadastro Único ou a Receita Federal para regularizar a situação e evitar o bloqueio do seu Bolsa Família. Informações: Disque Social 121. Motivo – CPF irregular”.

O que significa CPF irregular?

Uma pessoa com o CPF irregular na Receita Federal pode ter diferentes tipos de problemas, desde dificuldades para abrir e movimentar contas bancárias até impedimentos para receber benefícios sociais do governo federal. Para saber se o CPF está com pendências, é necessário acessar o site da Receita, preencher os dados solicitados, fazer a verificação de segurança (CAPTCHA) e clicar em consultar. Na próxima página, o usuário conseguirá ver a sua situação cadastral.

Há diferentes fatores que podem provocar irregularidades no CPF. Um deles ocorre quando o contribuinte deixa de entregar alguma declaração do Imposto Renda (IR) nos últimos cinco anos. Outro casos são fraudes na inscrição do documento, que fazem com que ele seja anulado, além de duplicidades ou decisões administrativas e judiciais que também podem bloquear o CPF.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em alta

Fortaleza

Outra medida para otimizar os atendimentos pediátricos é a ampliação de leitos contratualizados no Sopai, para casos em que haja necessidade de internação

ANÁLISE POLÍTICA

A vereadora Estrela Barros (Rede) tem enfrentado críticas depois dos discursos realizados na Câmara de Vereadores de Fortaleza.  Logo que deixou a base do...

Fortaleza

No primeiro lote do Vale Gás Social de 2023, Fortaleza recebeu mais de 21 mil tíquetes, que deverão ser entregues até o dia 14...

Grande Pirambu

A lotérica Casa da Sorte anunciou que vai mudar de endereço a partir do dia 14/01. Após quase 10 anos de operação no bairro...

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. PIRAMBU NEWS COMUNICACAO E PRODUTOS LTDA | CNPJ: 47.694.733/0001-37 R GUILHERME ROCHA 1535 SALA 10 - FORTALEZA-CEARÁ REDACAO@PIRAMBUNEWS.COM.BR CONTATO 85 99631-2719